Desde a partida com os alemães, nos "oitavos" da Liga dos Campeões, que as águias venceram por 1-0, os encarnados disputaram na Luz 12 encontros sempre a alcançar pelo menos a marca dos dez disparos.
Corpo do artigo
O Benfica sentiu dificuldades para derrubar o esquema defensivo do Lyon, acabando por vencer um jogo no qual disparou apenas por sete ocasiões, um mínimo caseiro que não se verificava desde 2016/17 nas competições europeias.
Os sete tiros com o Lyon são mínimo que não havia desde a receção ao Dortmund, em 2016/17, então com quatro remates
A última vez que o conjunto encarnado rematou tão pouco no Estádio da Luz foi diante do Dortmund, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, partida em que as águias venceram também, mas por 1-0.
Desde então, o emblema benfiquista somou 12 desafios no seu reduto a rematar mais do que os sete tiros feitos na noite de quarta-feira, e superando sempre a dezena de remates: o mínimo até agora eram os dez disparos feitos na receção ao Ajax, na última temporada. E chegou a superar por quatro vezes a barreira dos 20 remates, frente a CSKA de Moscovo (24), Basileia (24) e AEK de Atenas (24), todos na Champions, e Dínamo Zagreb (26), neste caso já para a Liga Europa.
Incluindo na análise também as partidas realizadas fora de casa, o Benfica apresenta, desde então, e em 13 embates, quatro com menos do que os sete tiros feitos diante do Lyon - e nessas ocasiões foi goleado em três. O primeiro foi também diante do Dortmund, num jogo em que as águias perderam por 4-0 na Alemanha, em 2016/17, seguindo-se Basileia (seis remates no desaire por 5-0 na Suíça), Bayern (seis remates na derrota por 5-1 em Munique) e Dínamo Zagreb (também seis, num jogo em que perdeu por 1-0 na Croácia).
Conquistando o triunfo, fruto de um remate certeiro após a oferta do guardião Anthony Lopes, o Benfica viu o Lyon superiorizar-se quer no que diz respeito a tentativas de golo quer na posse de bola - os franceses atiraram por 12 vezes, acabando com 56 por cento de posse de bola.
11443153
Só o Atlético de Madrid atira menos
Na presente edição da Champions e como anfitriões, os colchoneros fizeram apenas seis remates
O Benfica amealhou os primeiros pontos na presente edição da Champions com o triunfo por 2-1 sobre o Lyon, num total de sete tiros à baliza. Desde o arranque da prova esta época, este não é o registo mais baixo de uma equipa que atua em casa. O recorde está na posse do Atlético de Madrid que, nesta jornada, só disparou seis tiros, com dois deles a acertar no alvo e um a fazer balançar as redes.
Tal como as águias, os colchoneros também venceram, derrubando o Leverkusen. Olhando a todas as jornadas, só mais duas equipas têm números mais baixos, mas na condição de visitantes. O Dínamo Zagreb fez dois no recinto do Manchester City (2-0) e o Lokomotiv desferiu cinco em Turim, ante a Juventus (2-1) nesta ronda.
11443493