Após ganhar 2-0 uma primeira mão na Europa, o Benfica tem-se dado quase sempre bem. Em casa nunca caiu, mas deixou fugir uma vez a vantagem.
Corpo do artigo
Em 18 de 21 eliminatórias europeias, o Benfica seguiu em frente após ganhar por dois golos a primeira mão e só por vez não conseguiu aguentar uma vantagem de dois golos trazida do estrangeiro, a mesma que a equipa tem após o triunfo 2-0 em Lodz diante do Dínamo Kiev (golos de Gilberto e de Gonçalo Ramos).
Foi diante do Ajax e já lá vão 53 anos dessa única desfeita que culminou com a eliminação das águias na Taça dos Campeões.
Mas, refira-se, esta não se concretizou no Estádio da Luz. Uma equipa com Eusébio, Coluna e Simões como figuras de proa e guiada por Otto Glória começou por vencer por 3-1 em Amesterdão, resultado que se repetiu na Luz a favor dos neerlandeses orientados por Rinus Michels. Foi então necessário recorrer a um jogo de desempate, realizado em Paris, e que após prolongamento foi ganho por 3-0 pelo Ajax, onde brilhava já Johan Cruyff.
Desde então, o Benfica conseguiu aguentar sempre dois tentos de avanço trazidos fora de casa, o que aconteceu em mais cinco ocasiões na sua história. Por ordem cronológica, as vítimas foram o Nantes (1978/79), Honved (1989/90), Lierse (1995/96) e, já neste século, o Trabzonspor (2013/14) e o Spartak de Moscovo. Esta última equipa, curiosamente, na temporada passada, quando os portugueses foram à Rússia triunfar por 2-0, conseguindo repetir a dose na Luz, o que lhes permitiu avançar então para o play-off da Champions. Com Rui Vitória do outro lado da barricada, para a equipa portuguesa de Jorge Jesus marcaram Rafa e Gilberto, este a fechar o score fora de portas. Em Lisboa, o Benfica confirmou o apuramento com tentos de João Mário e de Gigot (na própria baliza).
Se analisarmos percentualmente, com cinco sucessos em seis ocasiões após conquistar dois golos de vantagem fora, o Benfica leva uma taxa de 83 por cento de apuramentos e no total - 18 qualificações em 21 tentativas - dessa vantagem o aproveitamento sobe para 86 %.