Bayern Munique já venceu a Bundesliga. Além deste, só Benfica, Juventus e Shakhtar estão no topo.
Corpo do artigo
Isolado na frente do campeonato desde a 28.ª jornada, algo que ainda não tinha conseguido esta temporada - chegou a partilhar a liderança nas três primeiras jornadas, até ao empate em Vila do Conde, com o Rio Ave -, o Benfica está agora em melhor posição para revalidar o seu título e contrariar assim uma tendência que se tem verificado pela Europa. Isto porque a maioria dos campeões em 2016/17 não está no topo da classificação; se alguns ainda lutam pelo título, outros, como Chelsea, Real Madrid ou Mónaco, estão bem afastados da possibilidade de repetir a festa da temporada anterior. Os blues estão já a... 27 pontos do líder Manchester City e até fora dos lugares de acesso à Champions, pois estão apenas no quinto posto.
Vencedores da última edição da liga espanhola e somando duas Ligas dos Campeões consecutivas, os merengues até começaram bem a época ao conquistarem as Supertaças europeia e espanhola, mas bem cedo começaram a ficar para trás no campeonato. Por isso, nesta fase estão já a 15 pontos do Barcelona e apenas no quarto lugar, tendo sido ultrapassados na derradeira jornada pelo Valência. Já o Mónaco, apesar da vice-liderança, está a 14 pontos do PSG.
Em defesa dos campeões, o Bayern Munique foi quem fez melhor o seu trabalho, pois após um mau início, sob o comando de Carlo Ancelotti, os bávaros dispararam na Bundesliga com a entrada de Jupp Heynckes, tendo vencido no último fim de semana o seu primeiro hexacampeonato, ainda com cinco jornadas por disputar. Além da formação germânica, também Shakhtar Donetsk, na Ucrânia, e Juventus, em Itália, estão encaminhados para voltarem a festejar, pois contam com seis e quatro pontos de vantagem, respetivamente, sobre os mais diretos perseguidores, Dínamo Kiev e Nápoles.
Spartak Moscovo (Rússia), Anderlecht (Bélgica) e Besiktas (Turquia) também têm passado praticamente todo o ano longe do primeiro lugar, mas têm ainda possibilidade de chegar ao título. Se o campeão belga, a seis pontos do líder Club Brugge, é quem está pior, a equipa de Pepe e Quaresma encontra-se a apenas três pontos do Basaksehir, enquanto o Spartak está, ainda que com mais um jogo, a dois do Lokomotiv, de Manuel Fernandes.