
Benfica prepara o regresso do campeonato
Tânia Paulo
Igualmente num período temporal reduzido como nas referidas épocas, agora o clube da Luz tem 11 duelos pela frente que vão decidir duas competições: o campeonato e a Taça de Portugal.
A pandemia da covid-19 obrigou ao fim de vários campeonatos, mas em Portugal estão reunidas as condições para que sejam concluídas as 10 jornadas restantes, bem como a final da Taça de Portugal entre Benfica e FC Porto, que também lutam entre si pelo título nacional.
Sendo os contextos diferentes, o clube da Luz está habituado a retas finais a todo o gás, como aconteceu, por exemplo, nas temporadas 2012/13 e 2013/14, em que tinham vários títulos ao alcance, entre eles o de campeão.
A partir de 4 de junho, data indicada para o retomar da competição, estimam-se seis semanas intensas para jogar uma dezena de jogos, dadas as contingências do calendário, sendo que após ser conhecido o novo campeão nacional, haverá lugar ao 11.º encontro da temporada na final da Taça. Olhando ao milénio atual e ao que aconteceu em período temporal semelhante com tantos títulos à mercê, em 2012/13 o desfecho foi desastroso para os encarnados.
12211773
Comandados por Jorge Jesus, de 11 de abril a 26 de maio de 2013, o Benfica perdeu tudo o que ambicionava conquistar nos últimos 11 embates. O campeonato esfumou-se no Dragão com o célebre golo de Kelvin na penúltima jornada e seguiu-se nova derrota na final da Liga Europa ante o Chelsea. O FC Porto fez a festa, antes de uma nova desilusão das águias, no Jamor, ante o V. Guimarães. Voaram três potenciais títulos, mas na época seguinte, deu-se a redenção. Entre 13 de abril e 18 de maio de 2014, o Benfica entrou numa espiral de sucesso, só abalada por novo deslize na final da Liga Europa, diante do Sevilha. Houve festa no Marquês de Pombal, o que equivale a dizer que o título não fugiu e ao campeonato ganho juntaram-se as taças da liga e de Portugal, que formaram uma tripleta com Jorge Jesus ao leme. Nesta altura, só há duas provas para vencer, mas o mesmo número de jogos, em comparação com as referidas temporadas, nas quais se viu uma águia de duas caras.
Dragões sempre no caminho
Como nas retas finais de 2012/13 e 2013/14, o FC Porto volta a estar no caminho do Benfica até ao final da época, dado o jogo entre eles na final da Taça de Portugal. Em 2012/13, os dragões derrotaram as águias, num desafio que decidiu o título nacional - os da Luz perderam a liderança no Dragão -, e em 2013/14, o Benfica venceu no duelo da Taça da Liga, referente às meias-finais da competição, que os benfiquistas viriam a conquistar, tendo perdido para o campeonato, com o título já ganho, em jogo de poupanças antes da final da Liga Europa.
