Bellerín à espera e Esgaio aprovado: "Era tratado como 'patinho feio', mas reagiu"
Miguel Garcia, Nélson e Quim Berto entendem que o ala português está mais pronto para o embate com o FC Porto do que o espanhol, que chegou recentemente. E tem a confiança de Amorim.
Corpo do artigo
Este domingo o Sporting recebe o FC Porto, ainda sob o espetro de ter visto Pedro Porro, o habitualíssimo dono da ala direita da equipa, ser levado pelo Tottenham no mercado de inverno.
Como no futebol não há insubstituíveis, Rúben Amorim tem agora de eleger o sucessor do espanhol num clássico onde os leões não querem perder mais pontos.
As opções naturais são Ricardo Esgaio - o eleito nas últimas duas partidas - e o reforço Bellerín, que até já se estreou pelo Sporting frente ao Rio Ave, jogando três minutos. O JOGO questionou três ex-fuutebolistas leoninos, que fizeram carreira como laterais, sobre qual a escolha mais adequada e a resposta é unânime: Esgaio.
Apesar de Bellerín ser internacional espanhol e de vir do Barcelona, o português sai na frente. "No atual momento, a condição física e psicológica de Ricardo Esgaio é muito boa. A qualidade do jogador está lá mas precisava de mais minutos e de disputar jogos para ganhar mais confiança. Independentemente do peso dos nomes, o que conta mesmo são as exibições que se conseguem, seja um Esgaio, um Bellerín ou um Dani Alves", aponta Miguel Garcia.
Já Nélson, entende que "Bellerín chegou há muito pouco tempo", e não está ainda "entrosado na dinâmica que Rúben Amorim pretende" . E acrescentou: "O Sporting luta pelos lugares cimeiros da Liga e na Liga Europa. Bellerín, por ser muito experiente também nesse nível, será bastante útil."
Para Quim Berto, "Esgaio é um jogador que tem a confiança de Rúben Amorim. Houve uma altura em que era tratado como um "patinho feio" mas reagiu bem e a paragem competitiva ajudou ao serenar as coisas. Mas Bellerín vai ser uma mais-valia mais à frente na época", frisa o ex-lateral.
Opinião
"O que conta são as exibições, não os nomes"
"No atual momento, a condição física e psicológica de Ricardo Esgaio é muito boa. A qualidade do jogador está lá mas precisava de ter mais minutos e de disputar jogos para poder ganhar mais confiança. Contra o Braga teve um jogo exemplar disso mesmo. Independentemente do peso dos nomes, o que conta mesmo são as exibições que se conseguem, seja um Bellerín ou um Dani Alves.
Bellerín tem um currículo que fala por si e traz muita experiência e maturidade, o que dará mais força ao Sporting."
Miguel Garcia, ex-defesa do Sporting
"Esgaio está em crescendo, se for para o banco pára"
"O Ricardo Esgaio está a mostrar uma melhor condição física enquanto que Bellerín chegou ao Sporting há muito pouco tempo. E isso não é suficiente para já estar entrosado na dinâmica que Rúben Amorim pretende. Este renascimento de Esgaio precisa de continuidade, dado que está em crescendo. Se for para o banco esse crescimento pára. Acredito que Bellerín vai ser um jogador necessário ao longo da época e terá oportunidades. É muito experiente e será bastante útil."
Nélson, ex-defesa do Sporting
"Era tratado como "patinho feio" mas reagiu bem"
"Optaria sempre pelo Esgaio neste momento. É um jogador que tem a confiança de Rúben Amorim, independentemente do que foi a grande contratação do Bellerín, jogador que passou por grandes clubes. Mas chegou há pouco tempo ao Sporting e vai precisar de tempo para adaptação. Já Esgaio recuperou a confiança, ele que estava tapado pelo melhor lateral-direito a atuar em Portugal [Porro]. Houve uma altura em que era tratado como um "patinho feio" mas reagiu bem em campo e a paragem competitiva ajudou a serenar as coisas."
Quim Berto, ex-defesa do Sporting