Apesar da derrota em Penafiel, a formação azul acabou por beneficiar do facto do Santa Clara ter perdido mais tarde com o Atlético.
Corpo do artigo
O Belenenses está de regresso ao principal escalão do futebol português. Três anos depois de ter chorado a queda à II Liga, a equipa do Restelo abre o champanhe para festejar a subida de divisão, fruto de um percurso impressionante, com 24 vitórias em 33 jogos, isto sem esquecer a presença nas meias-finais da Taça de Portugal, mesmo tendo perdido (2-0) em casa na primeira mão com o Vitória de Guimarães.
Uma vitória garantia a festa no relvado de Penafiel, mas a equipa da casa venceu por 2-0, com golos de Rui Miguel e Gabriel. Diawara, expulso aos 27', complicou a missão azul, que esteve 23 jogos sem perder na II Liga. A última derrota datava de 6 de outubro de 2012.
Após o apito final, ficara aberta uma segunda via: a derrota do Santa Clara em casa do Atlético. Adilson deu o triunfo aos da casa e acabou por ser esse o golo da festa do Belenenses, que se manteve no balneário do estádio do Penafiel a acompanhar o desenrolar do jogo dos açorianos.
Com um título de campeão, conquistado em 1945/46, e três Taças de Portugal, entre outros troféus, o Belenenses vive hoje mais um dia de glória.