
HUGO DELGADO
O centrocampista argentino fica com valor de referência para sair no patamar aplicado aos avançados: só Bas Dost, Alan Ruiz, Gelson e... Castaignos têm cláusula de 60 milhões de euros
Foi ontem oficializada pelo Sporting a contratação de Rodrigo Battaglia para as próximas cinco épocas, como já se perspetivava. O médio argentino de 25 anos, que deixa o Braga para rumar a Alvalade, em negócio que envolveu o pagamento de 3,5 milhões de euros, mais a cedência temporária de Jefferson e a definitiva de Esgaio (ver mais informação na caixa), chega a Lisboa na próxima segunda-feira para a realização dos habituais exames médicos, formalidade a cumprir para confirmar a contratação ontem oficialmente anunciada pelos leões.
O centrocampista, porém, fica vinculado ao emblema de Alvalade num patamar normalmente reservado aos avançados: a cláusula de rescisão do seu contrato, 60 milhões de euros, só é equiparável no atual plantel leonino às de Bas Dost, Alan Ruiz, Gelson ou... Castaignos. Battaglia ficará blindado por uma cláusula superior à dos campeões europeus Adrien e William, por exemplo, médios que têm cláusulas no valor habitualmente praticado pelos leões: 45 milhões de euros.
Não sendo inédita - já na época passada, outros médios assinaram contratos com os leões com cláusulas da mesma ordem de grandeza, como os casos de Elias ou Petrovic -, a opção de proceder a uma tão forte blindagem do contrato de Battaglia pode ser indiciadora das expectativas depositadas no médio batalhador que esteve em evidência na última campanha ao serviço do Chaves, primeiro, e do Braga, a partir de janeiro. Podendo desempenhar a posição oito, será como seis, com bola, que estará a ser cogitado por JJ.
Jefferson e Esgaio cedidos com direitos futuros
Ao abrigo do negócio da contratação de Battaglia, Jefferson e Esgaio rumaram a Braga, mas ficam ainda de alguma forma ligados ao Sporting. O lateral-esquerdo brasileiro, com contrato com o Sporting até 2020, será cedido a título de empréstimo até final da época, enquanto o lateral-direito português se vincula em definitivo ao emblema bracarense, mas os leões asseguram 20% dos direitos económicos do jogador de 24 anos, sendo ressarcidos em futura transferência.
