Avançado marcou nas três primeiras jornadas e procura o melhor registo no campeonato nas últimas 20 épocas. Banza faz parte do lote restrito de jogadores que marcaram nas três primeiras jornadas nas últimas 20 épocas. Tem agora os jogos com o Arouca e o V. Guimarães para igualar Jackson Martínez.
Corpo do artigo
Simon Banza chegou esta época ao Braga, depois de uma passagem bem sucedida pelo Famalicão, e já deixou a sua assinatura nos arsenalistas. O avançado francês marcou nas três primeiras jornadas do campeonato e juntou-se a um lote restrito de jogadores que conseguiram tal proeza nas últimas 20 épocas (ver quadro abaixo).
Depois de ter marcado ao Sporting, de ter bisado em Famalicão e de ter feito novamente o gosto ao pé na receção ao Marítimo, Banza tem agora um repto aliciante, marcar em Arouca para repetir a proeza de Falcao, Freddy Montero e Jackson Martínez - marcaram nas quatro primeiras jornadas - e depois perseguir o feito alcançado por este último.
Em 2013/14, então ao serviço do FC Porto, Jackson Martínez marcou nas cinco primeiras jornadas e tornou-se no único jogador a conseguir tal proeza nas últimas 20 épocas. Se marcar domingo, o avançado francês fica mais perto de imitar o feito alcançado pelo antigo goleador do FC Porto, dando-se a curiosidade de o jogo seguinte ser o dérbi com o V. Guimarães, em Braga.
E Banza já mostrou que é mesmo reforço. Melhor marcador da presente edição da Liga Bwin, com quatro golos, contribuiu para que a equipa arsenalista tenha o início de campeonato mais concretizador da sua história, com 11 golos em três jornadas.
O avançado francês já tinha deixado a sua marca na época passada, então ao serviço do Famalicão. Por ter iniciado a temporada no Lens, estreou-se no campeonato português apenas na quinta jornada e logo com um bis, contra o Moreirense. Nessa mesma época de 2021/22, bisou, aliás, em quatro ocasiões, a última das quais na última jornada, em Famalicão, contra o Braga.
Atenta ao valor do atacante, a SAD arsenalista foi rápida, até porque o goleador também era pretendido pelo Sporting, e assinou um contrato de cinco anos com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.