Porro voltou à "Roja de Sarabia". Palhinha e Tiago Tomás marcaram e Matheus Nunes estreou-se. Chegam em alta a pensar no Besiktas.
Corpo do artigo
Rúben Amorim pôde ontem, quarta-feira, contar com o regresso dos internacionais Matheus Nunes, que esteve às ordens de Fernando Santos, Tiago Tomás, opção nos sub-21, e os jogadores de Espanha que perderam a final da Liga das Nações, Porro e Sarabia.
João Palhinha deverá regressar aos trabalhos esta quinta, tal como os jovens Dário Essugo e Gonçalo Esteves, enquanto Coates (ver caixa) ainda joga pelo Uruguai. Todos saíram valorizados dos compromissos internacionais e essa motivação é uma das armas para superar a fadiga física, de partidas e viagens, e ter um onze fresco mentalmente para um jogo determinante para as contas europeias do Sporting, na terça-feira, contra o Besiktas.
João Palhinha foi titular com o Luxemburgo (73") e marcou um golo, o segundo em dez jogos pelas Quinas, e fez 29" com o Catar. Contra o organizador do Mundial"2022, Matheus Nunes estreou-se com uma bela exibição por Portugal (71"), somando 10" a doer ante o Luxemburgo.
Na seleção espanhola, Porro sofreu um toque num gémeo durante um treino e isso prejudicou a presença na final da Liga das Nações, mas mesmo não sendo utilizado na meia-final com a Itália ou na derrota com a França, o lateral voltou aos planos de Luis Enrique, treinador que não abdicou de Sarabia. O criativo foi um dos jogadores mais influentes na vitória sobre a Itália, alinhando 75", somando depois mais 60" ante a França. Além da moral que trazem, há que registar que fugiram à fadiga extrema, pois houve gestão por parte dos selecionadores. O quarteto deverá estar fora das opções na Taça e a postos para a batalha turca.
Tiago Tomás, avançado de 19 anos que fez de cabeça um dos 11 golos de Portugal contra o Liechtenstein, alinhando pelos sub-21 durante 45", aos que somou 28" contra a Islândia, deve somar minutos contra os azuis do Restelo.
A juntar à motivação com que chegam os internacionais, Amorim pôde aproveitar a paragem para recuperar vários jogadores. Gonçalo Inácio voltou aos treinos depois de um mês parado, tal como Pedro Gonçalves, que esteve fora da equipa desde setembro. Jovane teve um pequeno problema mas já treina, enquanto Neto continua em gestão, a fazer trabalho de ginásio que visa colocá-lo em forma para o Besiktas.