Defesa bracarense só falhou um jogo esta época e está a justificar em campo o facto de ter sido o maior investimento da história do clube.
Corpo do artigo
Depois de ter acionado, em março do ano passado, a opção de compra de três milhões de euros para garantir os direitos económicos de Bruno Viana - tinha estado emprestado na última época pelo Olympiacos -, António Salvador passou parte do verão a rejeitar propostas para transferir o defesa-central, especialmente da Lazio e do Villarreal.
Bruno Viana, que é o jogador mais utilizado do plantel, tem sido um dos pilares da estratégia de Abel. Defesa custou três milhões de euros, mas já é uma das principais referências do clube.
Na altura, o presidente do Braga fez questão de remeter os interessados para o valor da cláusula de rescisão - 25 milhões de euros, uma das mais altas do plantel - o que, por outras palavras, significava que não estava interessado em vender um dos destaques da última época.
O plano desenhado para Bruno Viana, o maior investimento da história do clube, esteve sempre bem claro na cabeça dos responsáveis da SAD: antes de vender o defesa, o objetivo passava por retirar o máximo rendimento desportivo do central em campo. A aposta está a ser bem-sucedida, não só porque o central tem mantido o nível qualitativo da última época, como também está a ser o jogador mais utilizado do plantel.
Bruno Viana falhou apenas um jogo, frente ao Nacional (Abel Ferreira deu descanso aos principais jogadores), e já soma um total de 3169 minutos, repartidos por 35 jogos. Aliás, o brasileiro já ultrapassou o registo da última época (3150") e posicionou-se no quarto lugar dos centrais mais utilizados do Braga ao longo dos últimos 10 anos, como se pode constatar no quadro apresentado aqui ao lado. Em Setúbal, este sábado, Bruno Viana vai tentar continuar a justificar a aposta de milhões...
Bruno Viana tem uma das cláusulas de rescisão mais elevadas do plantel, no valor de 25 milhões de euros, e é um dos jogadores do Braga com mais mercado.
Seis em força nos dois anos de Abel
Bruno Viana é o jogador mais utilizado do Braga ao longo desta época (3169"), mas no somatório dos dois anos de Abel Ferreira este título vai para Esgaio, com um total de 6478 minutos. O núcleo duro do treinador prossegue com Bruno Viana (6319"), Goiano (5929"), Raúl Silva (5394"), Ricardo Horta (4809") e Paulinho (4686"). Apesar de não ter os jogos das competições europeias, Bruno Viana só tem menos minutos somados esta temporada do que quatro jogadores de campo do Benfica, três do FC Porto e dois do Sporting...