Dragões levam sete jogos seguidos a fazer dois ou mais golos. Marca de AVB batida por... centésimos. Galeno surge como o maior goleador da sequência atual, para a qual contribuíram dez jogadores, contando com o pacense Juan Delgado. Melhor média com Conceição remonta a 2017/18.
Corpo do artigo
O ataque do FC Porto tem produzido golos em série no último mês e meio e nem a presença de Taremi no Mundial ou a ausência por lesão de Evanilson o travaram.
Os dragões marcaram por duas ou mais vezes nos últimos sete jogos e, nesta fase da temporada, apresentam a melhor média de golos do clube neste século. Os 2,52 golos por encontro de 2022/23 batem por centésimos a frequência com que a equipa orientada por André Villas-Boas (2,50) faturou em 2010/11, época em que os azuis e brancos juntaram a conquista da Liga Europa à do Campeonato, da Taça de Portugal e da Supertaça.
O melhor registo com Conceição até aqui, refira-se, foi logrado logo na primeira temporada (2017/18) do técnico no Dragão (2,28).
Desde a derrota em casa com o Benfica, em outubro, o FC Porto só por uma vez fez menos do que dois golos num jogo. Foi no empate a um com o Santa Clara, nos Açores, que levou ao alargamento da desvantagem em relação ao Benfica para os atuais oitos pontos.
A série atual começaria logo a seguir, com o Atlético de Madrid, e revelaria a veia goleadora de Galeno. O luso-brasileiro disparou quatro dos 21 remates certeiros desta sequência, para a qual também contribuíram Taremi (3), Eustáquio (3), Toni Martínez (2), Namaso (2), Marcano (2), Evanilson (2), Wendell (1), Pepê (1) e o pacense Juan Delgado (1).
Resta saber se este poder de fogo vai manter-se no que resta da época.