Em todas as temporadas em que foi finalista na prova rainha, o Vitória nunca conseguira melhor classificação na I Liga do que ser sexto. Já o Benfica, persegue a sua 11.ª dobradinha
Corpo do artigo
A tarde de hoje no Estádio Nacional será de emoções fortes e pode permitir que esta época fique para a história como a melhor de sempre do Vitória de Guimarães. Após uma corrida na I Liga que terminou com a conquista do quarto lugar, algo que os minhotos não alcançavam ou superavam desde 2007/08 [aí ficaram em terceiro], "basta" um triunfo no Jamor para tornar ainda mais inesquecível esta temporada. Isto porque em todas as seis épocas em que os vitorianos estiveram em finais da Taça de Portugal, nunca acabaram na I Liga acima do sexto lugar.
Mas há outros números que já fazem especial a equipa de Pedro Martins, que procura, como disse antes do jogo com o Arouca, colocar "a cereja em cima do bolo", ganhando a Taça de Portugal. E o bolo tem sido confecionado com riqueza de ingredientes nos últimos meses pela mão do "chef" Martins. Haja o que houver hoje, o técnico já estabeleceu um novo recorde de triunfos consecutivos em jogos de campeonato [sete], num ciclo apenas travado na Luz, com o pesado 5-0. Além disso, foi também igualado o maior número de pontos ganhos na I Liga [62], registo que vinha desde 1995/96. Acabar a época à frente do rival Braga (5.º) também é uma medalha de Martins, algo não visto desde 2007/08. Por outro lado, à sétima presença na final na Taça de Portugal, os conquistadores desafiam o peso de uma história onde falharam por seis vezes, só tendo vencido em 2012/13, precisamente orientados pelo técnico que estará no banco dos encarnados, Rui Vitória.
Neste jogo, também os encarnados lutam por um lugar na história do Benfica: um triunfo no Jamor permitirá a conquista da primeira tripleta [com Liga, Taça de Portugal e Supertaça] em 36 anos, dado que a última e única vez que esse feito foi atingido remonta a 1980/81, com Lajos Baroti. Isto sem esquecer que Jorge Jesus também venceu três troféus em 2013/14 mas, nesse caso, falhando a Supertaça e ganhando em vez a Taça da Liga. À espera de ser agarrada pelas águias está, também, a 11.ª dobradinha dos encarnados [campeonato e Taça de Portugal], precisamente na época atrás referida.