Desde 2017 que os dragões não saíam imaculados da terceira ronda. Trajeto é curto, mas toca em vários méritos.
Corpo do artigo
Contar por vitórias as três primeiras jornadas do campeonato não é um feito de outro mundo, especialmente com os objetivos do FC Porto, mas também não tem sido muito comum.
Mais do que isso, até pelos adversários que constaram desse percurso, reflete várias virtudes da equipa de Sérgio Conceição e que já vêm de trás.
Com efeito, desde a primeira época do treinador no Dragão (2017/18) que o FC Porto não saía das três primeiras jornadas sem qualquer deslize, ainda que, há cinco anos, o arranque tenha sido mais do que promissor: foram dez vitórias e um empate, com o Sporting, até à jornada 11. Esse é um trilho que serve de referência ao trajeto atual, que apesar de curto foi mais exigente do que o de 2017. Na altura, os dragões bateram Estoril, Tondela e Moreirense, enquanto 2022/23 já viu o Sporting sair derrotado da Invicta por 3-0, depois do Marítimo ter lá perdido por 5-1 e de o FC Porto ter arrancado um triunfo (1-0) quase no último suspiro da visita a Vizela. Por outro lado, os azuis e brancos já fizeram melhor do que nas últimas quatro épocas, principalmente entre 2018 e 2020, quando saíram sempre da terceira jornada já com uma derrota. Aliás, 2020/21 foi mesmo uma lição para não esquecer, com dois desaires e um empate até à sexta ronda que merecem o reparo de Conceição.
Para atingir o registo atual, o FC Porto teve de completar uma sequência que já não acontecia desde os tempos de José Mourinho: bater o Sporting por três vezes seguidas. Não que o histórico recente com os leões seja particularmente negativo, mas uma série assim só se viu em 2003 e desde 2014/15 que os dragões não venciam por três golos de diferença. Nos últimos 14 clássicos, o Sporting apenas venceu uma vez, na meia-final da Taça da Liga de 2020/21, e fora a última equipa a deixar o FC Porto em branco no Dragão, para a I Liga, num nulo também registado nessa temporada. A partir daí, foram 25 jogos sempre a marcar em casa, no que nos leva a outro registo pelo qual passam todos estes números. No sábado, os azuis e brancos completaram 34 jogos sem perder em casa, ou seja, um campeonato inteiro. A série começou depois de o Marítimo ter saído do Dragão com um triunfo por 3-2, em outubro de 2020. A sequência não encontra paralelo nas cinco principais ligas da Europa. O Liverpool vai em 24 jogos e o PSG em 23. E nem mesmo no sétimo campeonato, o dos Países Baixos, se vê algo semelhante. Indicadores promissores, mas testados semana a semana. Segue-se o Rio Ave.