O grupo de clubes reuniu-se esta tarde em Vila do Conde e para além de uma curta lista apresentada aos jornalistas anunciaram que o pedido de realização de uma Assembleia Geral da Liga antes do final do ano
Corpo do artigo
Da reunião do G15, que teve lugar na tarde desta quarta-feira, em Vila do Conde, saiu uma lista que os clubes definiram como "deliberações e recomendações" que pretendem ver, com urgência, discutidos na Assembleia Geral da Liga, cuja realização será solicitada, a ter lugar antes do final do ano.
Carlos Pereira, presidente do Marítimo, explicou no final que os clubes ausentes - Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Moreirense e Portimonense -, com exceção da SAD sadina, delegaram a respetiva representação no encontro e que estão em sintonia com as deliberações e recomendações apresentadas. Por seu turno, Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses, insistiu que o G15 não é contra os três grandes, recordando que Benfica, FC Porto e Sporting reuniram-se, no passado, sem a presença das restantes sociedades da I Liga. Paulo Meneses, presidente do Paços de Ferreira, acrescentou que os interesses destes 15 clubes não são os mesmos dos grandes do futebol português.
As oito deliberações e recomendações
1 - Restruturação do modelo de governação da Liga.
2 - Novo regime de cedências temporárias de jogadores entre clubes da I Liga.
3 - Alteração ao critério de pagamento da taxa de transmissão televisiva, com isenção dos clubes da II Liga.
4 - Alteração às regras do sorteio condicionado do calendário de jogos.
5 - Uniformização do número de câmaras de televisão para efeitos de VAR.
6 - Criação de um fundo de solidariedade para os clubes que descem à II Liga.
7 - Proposta de revisão do quadro de infrações a dirigentes e agentes desportivos, tendo os clubes reunidos acordado um pacto de não-agressão entre si e convidando os restantes clubes a adotar a mesma conduta.
8 - Elaboração de recomendação à FPF e Liga a propósito do VAR e sua operacionalização.
EM ATUALIZAÇÃO
Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Moreirense e Portimonense voltaram a não marcar presença na reunião do G15, à semelhança do que já tinha acontecido na semana passada, quando os clubes da I Liga se reuniram no Porto.
Esta quarta-feira, em Vila do Conde 11 clubes voltaram a reunir-se para analisarem novas propostas e outras já discutidas na sessão anterior. FC Porto, Benfica e Sporting não estão contemplados no grupo.
Recorde-se que António Salvador, presidente do Braga, referiu já esta quarta-feira que as reuniões do G15 "não excluem qualquer clube", mas ressalvou que marca presença "quem quer mudanças no futebol português".