Avançado, que trocou os conquistadores pelo Nottingham Forest no mercado de verão, pode ajudar a reforçar os cofres minhotos
Corpo do artigo
Jota Silva deixou o Vitória de Guimarães para assinar pelo Nottingham Forest na janela de transferências do verão, numa operação que rendeu sete milhões de euros ao clube que representou por duas temporadas, depois de também ter passado por Casa Pia, Leixões, Espinho e Sousense. Mas o valor pode não ficar por aqui, como se sabia, e já esteve bem mais longe disso.
Uma das variáveis da transferência de Jota Silva para a Premier League era a participação em jogos. Os conquistadores receberiam mais três milhões de euros caso o avançado português disputasse, pelo menos, 45 minutos em 15 desafios e, neste momento, soma seis. Os golos também podem trazer mais dinheiro para os cofres da cidade-berço: caso Jota consiga dez tiros certeiros, o Vitória de Guimarães recebe mais dois milhões.
O Nottingham Forest está a fazer uma boa campanha na liga inglesa - ocupa o terceiro lugar, com 37 pontos, menos dois do que Arsenal e oito do que o líder Liverpool - e Jota Silva participou em 19 jogos, tendo marcado um golo e feito uma assistência. Na última temporada, ao serviço do Vitória de Guimarães, somou 15 remates certeiros em 42 partidas, além de ter conseguido fazer sete assistências, números que levaram o clube inglês a apostar no jogador português, cujo sonho profissional foi sempre ter oportunidade de jogar na Premier League.
Nélson da Luz garante encaixe
O futuro de Nélson da Luz não vai passar pelo Vitória de Guimarães. O avançado angolano, que foi cedido por empréstimo ao Qingdao West Coast, da China, até ao final da época, vai continuar no país asiático e garantir um encaixe de 200 mil euros aos conquistadores, com quem tinha contrato até ao final da presente temporada. O avançado angolano, que passou três épocas no clube da cidade-berço, apontou cinco golos e fez sete assistências nos 25 jogos que realizou no campeonato chinês, aproveitando o empréstimo dos vitorianos da melhor forma.