Arthur Gomes dispensa lateral: brasileiro assume-se como alternativa a Nuno Santos
Reforço tem sido utilizado mais atrás e mostra rendimento ante rivais menos afoitos. Feliz com maior utilização.
Corpo do artigo
Arthur Gomes está a agradar na posição de ala esquerdo e a assumir-se como uma alternativa a Nuno Santos.
SAD está atenta a reforços para outras posições, nomeadamente para um central, e Amorim encontrou uma alternativa para fazer descansar Nuno Santos, porque Reis tem jogado sempre no meio.
O brasileiro chegou a Portugal em 2021 para jogar no Estoril e uma das dificuldades para entrar de início nos canarinhos foi o posicionamento defensivo, porém evoluiu muito nas tarefas sem bola e tem sido testado por Rúben Amorim como lateral num esquema de cinco defesas. No último encontro, entrou para forçar o resultado com o Farense, na Taça da Liga, e esteve em bom plano, conseguindo marcar. O drible é um atributo que Amorim quer explorar, principalmente tendo espaço em campo para jogar.
Assim, Arthur é uma solução para fazer descansar Nuno Santos e dar, igualmente, capacidade de desequilibrar no ataque, principalmente contra adversários contidos e em situações em que o Sporting precise de forçar o risco para dar a volta a resultados.
Arthur Gomes tem três golos marcados, em apenas nove partidas realizadas pelo Sporting. Marcou duas vezes na Champions
Esta solução interna permite à SAD concentrar-se noutros alvos, porque Nuno Santos, que já foi capitão de equipa, e Nazinho completam o lote de laterais canhotos, já que Matheus Reis tem sido, na grande maioria das vezes, utilizado como central face às lesões de St. Juste e Neto. Assim, a Direção dispensa um investimento próximo num lateral canhoto, podendo atacar um central, o grande desejo para janeiro.
A forma como Arthur abraçou o desafio agradou a Rúben Amorim e o seu empenho em melhorar o posicionamento tem sido chave para ter minutos. O atleta de 24 anos sabe da dificuldade em conquistar uma vaga no ataque face à concorrência de Pedro Gonçalves, Trincão e Edwards, os três mais utilizados, e está satisfeito por ter mais oportunidades e, com três golos em apenas nove partidas - apenas três destas a titular -, mostra-se disposto a aproveitar cada chance.
Catena corre para a Taça da Liga
Face às lesões de St. Juste e Neto e a ausência de Coates, que esteve no Mundial, Amorim manteve a aposta em Etienne Catena. O central de 18 anos foi novamente chamado aos treinos e é opção para ir a Vila do Conde, para a segunda jornada da Taça da Liga, na quarta-feira. O defesa recrutado à Roma em 2021 foi detido em Ibiza, no último verão, por conduzir sem carta, foi alvo de um processo disciplinar e somou quatro jogos este ano, pelos sub-23 e juniores. O médio Martim Marques, o central João Muniz e o guardião Francisco Silva também estiveram no treino.
15430607
15429953