O JOGO apurou que Rúben Amorim decidiu não convocar o lateral para o jogo da Taça de Portugal mal soube que Porro estaria disponível.
Corpo do artigo
Ricardo Esgaio falhou pela primeira vez uma convocatória pelo Sporting esta temporada, diante do Varzim. A decisão, sabe O JOGO, foi tomada por Rúben Amorim, que preferiu retirar alguma carga ao ala, mal soube que Porro estava apto para ir a jogo.
O jogador português, de 29 anos, não se mostrou afetado pelos erros que tem cometido, que originaram críticas veementes das bancadas de Alvalade, e estava disponível para jogar. Mas, tendo assumido sempre as más decisões em campo perante os colegas, também estava preparado para ficar de fora, se fosse essa a decisão do treinador.
Ora, o técnico considerou que seria benéfico poupá-lo ao desgaste de viajar até Barcelos e que seria mais proveitoso o lateral estar rodeado da família, para recarregar baterias, tanto a nível físico como a nível mental. Retirar-lhe a carga emocional dos últimos tempos foi a prioridade, uma clara mudança de estratégia, já que Esgaio tem sido peça importante na equipa e, aproveitando as lesões de Porro, leva já seis jogos a titular e mais seis como suplente utilizado. Antes do encontro com o Varzim só não fora utilizado ante o Eintracht, na vitória 3-0 na Alemanha, ainda que estivesse no banco.
"É verdade que não está num bom momento e tem cometido alguns erros, algumas das críticas são justas, mas a pressão em relação a ele e a outros jogadores começou muito antes", disse Amorim há uma semana, lembrando também as críticas dos fãs a Paulinho e reiterando confiança no ala que agora quis proteger.
O JOGO conversou com Ricardo Gomes Porém, psicólogo desportivo, que analisa a decisão de Amorim: "É um rapaz de família, ligado às raízes, ao seu suporte. A carga de jogos influencia, mas há sempre a pressão evidente que está à sua volta. A forma mais simples é tirá-lo da equipa", afirma, alertando para uma decisão que pode ter um revés: "Quando voltar virá o stress novamente. Não é por ter um ou dois dias com a família que vem mais concentrado. Tem agora uma oxigenação psicológica, o problema é o regresso."
15269694