Lateral e central foram avaliados em Milão e, apurou O JOGO, têm qualidades que encaixam nos planos do técnico do Bayern.
Corpo do artigo
A campanha europeia do Benfica, que terminou nos quartos de final da Liga dos Campeões, colocou jogadores na montra e à vista de vários colossos.
Foi este o caso de dois em particular, Grimaldo e António Silva, que estiveram no jogo em Milão, segundo O JOGO apurou, sob avaliação ao pormenor de um emissário do Bayern, emblema que procura reforços para a próxima temporada, nomeadamente um lateral canhoto e um central, a pedido do novo técnico Thomas Tuchel.
Titulares na partida da segunda mão, como têm sido elementos fixos para Roger Schmidt ao longo de toda a época, os dois jogadores assinaram duas das melhores exibições da equipa que sucumbiu aos pés do Inter, com o empate a três golos a revelar-se insuficiente para superar o desaire na primeira mão, por 2-0, no Estádio da Luz.
O jogador espanhol até assinou duas assistências e o internacional português deu o seguimento das redes a uma delas - Musa concretizou o outro passe letal -, mas nas anotações bávaras ficaram a capacidade ofensiva, movimentos de penetração, toque de bola e combinações coletivas. No caso de António Silva, destacou-se a tranquilidade e capacidade de saída da defesa em posse de bola.
Segundo foi possível apurar, são precisamente estas as características que Thomas Tuchel pretende para as duas posições, ao ponto de a exibição de ambos o ter deixado bastante agradado, podendo revelar-se decisivas para a tomada de decisão final, que ainda não terá sido finalizada.
Grimaldo, visto também como jogador para rodar com o atual titular (Alphonso Davies) e que encaixa num sistema de três centrais, tem o bónus de estar a terminar contrato. Por isso, é visto pelo Bayern como um alvo que, chegando a custo zero, permitirá canalizar uma fatia maior de investimento para a contratação de um central, bem como de um ponta-de-lança. É aqui que entra António Silva, na perspetiva de renovação do eixo central do Bayern e como potencial opção para fazer dupla com De Ligt.
Focando a análise no central sub-19 com mais minutos nas 15 maiores ligas (somando todas as provas e jogos de seleções), este é encarado por Thomas Tuchel como um reforço de grande futuro, mas também que obrigaria a um enorme investimento, o que se afigura como um entrave decisivo. Protegido com um contrato válido até 2027 e que inclui uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, António Silva não está nos planos de venda do Benfica no imediato.