Reforço do V. Guimarães em análise: "Antoñín Cortés é melhor como ponta-de-lança"
Jogador espanhol cedido pelo Granada esteve na época passada no Málaga, onde foi treinado por Natxo González, que explica porque "perde potencial" a jogar como extremo
Corpo do artigo
Reforço do Vitória, por cedência do Granada, Antoñín Cortés começou, ontem, a treinar sob a orientação de Moreno Teixeira, não escapando à praxe dos novos companheiros de equipa. Igualmente por empréstimo do Granada, o atacante de 22 anos esteve na época passada no Málaga, onde fez 31 jogos, três golos e dois jogos. "É bastante potente, joga normalmente como ala, mas considero que é melhor como ponta-de-lança. Gosto mais de o ver nessa posição", contou, a O JOGO, Natxo González, que orientou Cortés no Málaga.
"Tem muito golo e jogou muito bem na ala, mas eu, depois de o treinar, utilizei-o mais como ponta-de-lança ou segundo ponta-de-lança, perto da área, por ser um bom finalizador", indicou.
Natxo González entende que as principais qualidades de Cortés são potenciadas quando atua na posição mais adiantada no terreno. "É muito dinâmico, não é estático, procura muito bem os espaços. Não é um ponta-de-lança de referência, é mais móvel", explicou, considerando que, como extremo, tem mais problemas defensivos. "É um jogador de trabalho, mas há conceitos defensivos que tem de aprender. Se estiver constantemente a defender perde potencial e rendimento e, por isso, o seu habitat natural será como segundo ponta-de-lança", defendeu, não duvidando que tem condições para ter êxito na primeira experiência fora de Espanha. "A época anterior não saiu como queria e, por isso, estará com fome de triunfar."
O reforço do Vitória, que começou a treinar ontem, tem, segundo o ex-técnico do Tondela, condições para triunfar na primeira experiência fora do país e apresenta uma grande margem de progressão.
O técnico que orientou o Tondela em 2019/20 entende que o reforço do Vitória tem "uma grande margem para melhorar". "É um jogador que tem de se sentir importante e jogar com regularidade. Não conheço o plantel, mas seguramente que pela dimensão do clube tem uma boa equipa; acredito que o Cortés pode acrescentar muito. Tem muito para aprender. Se for utilizado com frequência, vai certamente marcar golos e ser muito útil", rematou.
15051038
15051585