Como árbitro ou VAR, cometeu 10 erros em jogos do FC Porto, todos em prejuízo dos portistas, de acordo com os especialistas de O JOGO.
Corpo do artigo
A arbitragem de Tiago Martins no dérbi da Invicta não agradou aos responsáveis portistas e, de acordo com o Tribunal O JOGO, há razões de queixas em dois lances: penálti sobre Evanilson e consequente vermelho por mostrar a Abascal e outro penálti que não foi assinalado por falta do mesmo jogador sobre Taremi.
Olhando apenas para decisões consideradas unânimes, ou seja em que os especialistas Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo estão de acordo, o juiz lisboeta tem um histórico de dez erros cometidos em partidas envolvendo o FC Porto em que foi o árbitro ou o VAR. E todos contra os azuis e brancos.
Já esta época, na 8ª jornada, por exemplo, estava na Cidade do Futebol e sancionou a decisão de Manuel Mota expulsar Taremi contra o Paços de Ferreira num lance em que este, de acordo com o nosso Tribunal, sofreu uma grande penalidade.
Juntando as incidências destes dois jogos recentes, o FC Porto entende que o iraniano é "alvo de uma perseguição mediática que parece ter como consequência a impossibilidade de serem assinaladas as faltas que sofre". Por isso, Conceição acabou por tirá-lo mais cedo do encontro com o Boavista, protegendo-o de uma eventual nova expulsão. "Podia estar aqui o jogo todo e mais dois ou três e iria ser difícil. Ele sofreu duas faltas e podiam ter sido assinaladas muitas mais", explicou no final da goleada ao Boavista.
O histórico de erros contra o FC Porto de Tiago Martins, como se pode ver abaixo, remonta a 2017/18. Ao todo cometeu erros ou não reverteu decisões erradas em oito jogos, num total de 10 lances: nove penáltis (um deles sem o consequente vermelho para o adversário e outro em que Taremi viu o segundo amarelo) e uma falta não assinalada sobre Marcano num lance que deu golo ao Paços de Ferreira. Curiosamente, apesar disso, o FC Porto conseguiu vencer sempre e em alguns casos por goleada. Como no dérbi. Isso, contudo, não diminuiu a indignação de Sérgio Conceição. "O quero saber é se com estas palavras a APAF me vai meter mais um processo ou se vai olhar para o trabalho que é feito em campo por quem tem de olhar [...] Isto é o futebol português, há muita falta de caráter, não me revejo. Podem meter os processos todos, vou continuar a falar", atirou. Declarações que, de facto, vão valer nova participação da APAF ao Conselho de Disciplina, confirmou ontem Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol.
Os erros de Tiago Martins
Como árbitro
2021/22
Boavista [4-1]
-Dois penáltis por assinalar e uma expulsão
2020/21
Farense [5-1]
-Não assinalou um penálti a favor, mas o VAR Nuno Almeida reverteu essa indicação
V. Guimarães [1-0]
-Penálti por assinalar por mão Mumin
Paços de Ferreira [2-0]
-Penálti por falta sobre Otávio
2017/18
V. Setúbal (5-0)
-Penálti por falta sobre Aboubakar
Como VAR
2021/22
Paços de Ferreira (2-1)
-Taremi mal expulso em lance de penálti e golo do Paços ilegal por falta sobre Marcano
2020/21
Famalicão (4-1)
-Penálti mal assinalado contra o FC Porto
Moreirense (3-0)
-Penálti por marcar sobre Corona