Técnico do Sporting quer um novo avançado, com créditos firmados na finalização. Plantel terá três dianteiros.
Corpo do artigo
Há mudança à vista no ataque do Sporting para 2023/24. Rúben Amorim comunicou a SAD, liderada por Frederico Varandas, de que pretende abordar a quarta pré-temporada ao serviço dos verdes e brancos com um homem-golo em Alcochete.
O treinador pede a contratação de um avançado que se destaque na finalização.
O plano é dotar o plantel de um jogador forte na área, que responda de forma prolífica a cruzamentos, e que também seja tecnicamente evoluído. Sem abdicar totalmente das suas ideias, porque Amorim exige capacidade de ligação aos avançados, o certo é que o perfil do dianteiro agora desejado é diferente do que encontra em Paulinho e Chermiti.
Amorim inverte assim a estratégia que tem seguido desde que chegou a Alvalade: primeiro apostou em Jovane e Tiago Tomás como avançados mais móveis, contratando Paulinho ao Braga, em janeiro de 2021. Sem reforçar o ataque no verão de 2021, a SAD entendeu que o regresso de Slimani a Alvalade seria uma boa solução em janeiro. Apesar dos quatro golos em 12 jogos, o argelino incompatibilizou-se com Amorim e saiu no verão de 2022.
Tal como O JOGO noticiou, Fran Navarro, avançado do Gil Vicente, foi equacionado para a posição de avançado, mas a transferência em agosto não se consumou também devido aos valores exigidos pelo Gil Vicente. O perfil do espanhol é um exemplo do que agora Amorim pretende. Chermiti foi, entretanto, promovido à equipa principal e a parceria com Paulinho está a agradar ao técnico, o que o levou a mudar a forma de atacar 2023/24.
Ao que O JOGO apurou, Amorim considera que os dois avançados que tem ao dispor conseguem partilhar o espaço de ataque com outro ponta de lança mais fixo e essa é uma arma para utilizar em jogos que exijam maior presença na área. Paulinho, principalmente, mostrou credenciais para ser, muitas vezes, um segundo avançado, seja a jogar nas costas ou vindo da esquerda.
Para ter três avançados no plantel, vão sair alguns jogadores nos corredores. Jovane e Rochinha, como O JOGO noticiou, devem rumar a outras paragens. A SAD tem avançados identificados e Hugo Viana, diretor desportivo, entrará em campo para encontrar hipóteses dentro do orçamento leonino, isto porque será preciso contratar um lateral direito e um médio-centro.