Alexandre Moutinho: "Tento não repetir os erros e arrisco mais do que o meu irmão..."
Irmão mais novo de João Moutinho fez um "hat-trick" na estreia como titular no Oliveira do Hospital, nos 5-0 ao Fornos de Algodres
Corpo do artigo
Alexandre Moutinho é o irmão mais novo de João Moutinho e faz parte de uma família fortemente ligada ao futebol, a começar pelo pai, Nélson Moutinho - antigo avançado com percurso na I Liga -, que foi treinador de Alexandre nas últimas duas épocas na II Divisão Distrital do Algarve, no clube que tem o nome do médio que este ano regressou ao futebol português para atuar no Braga. Depois de passagens pela formação do FC Porto e do Boavista, Alexandre pretende relançar a carreira desportiva aos 22 anos e, nesse sentido, viu com agrado a mudança para o Oliveira do Hospital, projeto de Liga 3 que teve a entrada de investidores brasileiros neste verão. Após quatro jogos como suplente utilizado, o médio esquerdino estreou-se a titular na primeira eliminatória da Taça de Portugal, na goleada de 5-0 ao Fornos de Algodres, e foi a estrela ao fazer três golos.
Depois de ter passado pelos escalões de formação do Boavista e do FC Porto, o médio esteve as últimas duas épocas na AEF João Moutinho, onde apontou 42 golos. Agora, relança a carreira na Liga 3.
Fez três golos contra o Forno de Algodres, já tinha feito algum "hat-trick"?
-Já tinha feito quatro ao serviço da Associação Escola de Futebol João Moutinho, na II Divisão Distrital do Algarve, onde estive nas últimas duas épocas.
Houve algum segredo para conseguir neste jogo o resultado mais robusto da época?
-O segredo foi o trabalho árduo que tivemos durante a semana e as instruções do nosso treinador para não facilitarmos, independentemente de o adversário ser mais acessível [I Divisão da AF Guarda]. Encarámos o jogo da mesma forma, como se fosse da nossa Liga 3 e conseguimos a passagem à próxima eliminatória. O míster Sérgio Gaminha confia em todos nós. Deu-me esta oportunidade de começar a titular e eu fiz o que tinha mostrado nos treinos.
Qual é o objetivo do Oliveira do Hospital na Taça de Portugal? ?
-Chegar o mais longe possível, independentemente dos adversários que vamos apanhar, de modo sentirmo-nos orgulhosos do nosso percurso.
João Moutinho, que voltou esta época ao futebol português, é 15 anos mais velho do que o irmão mais novo, Alexandre
É a sua primeira época no Oliveira do Hospital e na Liga 3, o que está a achar do clube e da competição?
-Sinto-me muito bem desde que soube da oportunidade de poder ingressar neste projeto, foi muito aliciante. Vou agarrar isto com tudo o que tenho e tentar respeitar o que o clube me pediu. Houve a entrada de novos investidores e prometeram-nos um futuro risonho, tanto a nível de resultados como a nível desportivo. Sinto que é um clube bastante organizado e estruturado.
Esperava dar este salto na carreira? Em que circunstâncias o descobriram e por que aceitou o desafio?
-Foi um salto muito importante para mim. Saí do Boavista para a escola do meu pai no Algarve e necessitava deste salto. Agradeço ao Oliveira do Hospital por me ter dado esta oportunidade que pretendo agarrar, de modo a evoluir e dar um salto ainda maior no futuro.
Chegou aqui vindo da Associação Escola de Futebol João Moutinho, onde em 22 jogos marcou 21 golos. Pode dizer-se que é um médio "com golo"?
-Sim, sinto o golo. Tenho pensamentos que outros jogadores não têm, que a bola vai entrar ali e talvez seja por aí que aproveite momentos de maior desconcentração dos adversários para marcar. Além disso, sou rápido, tenho boa leitura de jogo e o remate também é um dos meus pontos fortes.
17017812
O seu irmão João Moutinho é a sua grande referência ou tem outros jogadores que admira?
-Sempre vi o meu irmão como a minha primeira referência e desde pequeno que o acompanho. Ele também me apoia bastante, independentemente de não ver muitos jogos meus, mas está muito por dentro da minha vida profissional como atleta. O maior conselho que me dá é ser eu mesmo, não ter medo de arriscar. E eu tento não repetir os mesmos erros dele e arrisco mais na procura do golo.
Já sabia que o seu irmão iria regressar ao futebol português ou foi apanhado de surpresa?
-Como família, é óbvio que falámos entre nós, estamos sempre em comunicação. Claro que soubemos antes, mas ele também gosta de deixar as coisas andar até acontecerem. É uma pessoa que acompanha muito o futebol português e o internacional. Sobre se vinha para o FC Porto ou Braga, isso foi um assunto sobre o qual não o questionei.
17016573
Toda a família está no futebol
e foi colega de craques no Porto
Além de João Moutinho, Alexandre tem mais dois irmãos também ligados ao futebol, assim como o pai, que o treinou durante as últimas épocas. Já a mãe praticou basquetebol. "O meu pai e o meu irmão David são presidente e coordenador da Escola João Moutinho. Continuam a querer levar a nossa escola para um patamar melhor. O meu irmão mais velho, Nélson, é treinador do Carvoeiro United, da I Divisão da AF Algarve", conta, explicando que ser orientado pelo pai "foi uma experiência diferente e enriquecedora".
Nas passagens por Boavista e FC Porto, Alexandre trabalhou com alguns craques. "Joguei com o Alberto Bueno, Javi García, Chidozie. Pude aprender com eles e isso tornou-me melhor para poder dar o salto que necessitava. No FC Porto joguei com o Fábio Silva; não joguei com o Vieira e o Vitinha, mas fomos companheiros de convívio."