Lateral acertou o nono penálti em dez tentados. Ninguém é tão letal com, pelo menos, os mesmos remates.
Corpo do artigo
Uma taxa de acerto de 90 por cento faz de Alex Telles o novo especialista do FC Porto na marcação de grandes penalidades. O brasileiro marcou a nona na receção ao Marítimo e cimentou o estatuto de mais eficaz das últimas dez temporadas entre os portistas que dispuseram pelo menos de igual número de tentativas (dez), incluindo desempates. Nem mesmo Hulk, que foi quem mais penáltis bateu (25) no período de tempo em análise, alcançou a percentagem de sucesso do lateral-esquerdo, que saiu por cima de uma espécie de desafio promovido por Sérgio Conceição com Marega e Otávio (os outros batedores) numa fase mais embrionária da época.
Foram os desempates por grande penalidade em que Alex Telles participou e nos quais nunca falhou: um foi com o Chaves e os restantes três com o Sporting
Alex Telles é o que menos treme da marca dos onze metros e nas últimas duas semanas foi chamado a bater três penáltis deveras importantes. O primeiro frente ao Braga, a 26 de fevereiro, abrindo caminho a uma vitória confortável (3-0) na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal; o segundo com a Roma, a 6 de março, carimbando a qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões; e o terceiro com o Marítimo, no sábado, desbloqueando um encontro da I Liga no qual os azuis e brancos estavam a sentir dificuldades para marcar ao Marítimo. De resto, o esquerdino já havia revelado a mesma frieza ao 96.º minuto do encontro com o Belenenses, na segunda jornada do campeonato, ou nos quatro desempates em que participou desde que chegou ao Dragão (Chaves e Sporting, três vezes).
Ainda que já tenha batido penáltis para vários lados e das mais variadas formas (rasteiros, a meia altura ou mais elevados), Alex Telles não escapa à tendência dos canhotos de atirar para o lado esquerdo do guarda-redes. Seis dos dez que cobrou foram para esse lado, incluindo o único que desperdiçou, com o Schalke 04. Três foram para a direita e apenas um para o meio da baliza.