Águias estão obrigadas a vencer para poder sonhar em passar
Corpo do artigo
O Benfica tem amanhã, quarta-feira, em Leipzig um jogo de vida ou morte na Liga dos Campeões. A formação orientada por Bruno Lage está obrigada a vencer o atual líder do grupo para poder sonhar ainda com os "oitavos" da prova milionária, mas enfrenta um duro obstáculo.
Comparando com os rivais, o clube da Luz é o único que perdeu os jogos todos. O Sporting tem um empate e seis desaires, enquanto o FC Porto venceu três dos nove desafios disputados nas saídas àquele país
Isto porque as águias nunca ganharam em solo germânico na competição, seja enquanto Champions seja quando esta ainda se designava como Taça dos Campeões Europeus. O registo é, aliás, devastador, pois em 11 partidas disputadas na Alemanha o clube da Luz apresenta... 11 derrotas, a última das quais em 2018/19, com o Bayern Munique, por 5-1.
O saldo negativo estende-se também aos golos marcados e sofridos, com o Benfica a festejar apenas cinco tentos fora de casa. Pelo contrário, sofreu 35, numa média de 3,18 por partida.
As únicas vitórias das águias na Alemanha foram alcançadas na Liga Europa, com Jorge Jesus, em 2010/11 e 2012/13
As únicas vitórias conquistadas nas deslocações à Alemanha foram alcançadas na Liga Europa, e sob o comando de Jorge Jesus. Em 2010/11, por 2-0 sobre o Estugarda, e em 2012/13, desta feita sobre o Leverkusen, e por 1-0. De resto, no total das partidas disputadas fora, o Benfica apresenta, em 26 jogos, mais seis empates e 18 derrotas.
Olhando apenas à principal prova da UEFA, as águias ficam bem longe do registo do FC Porto, que venceu 33,3 por cento dos embates disputados em solo germânico - o Sporting também nunca ganhou, pois tem um empate e seis desaires. Em nove desafios, os dragões venceram por três vezes (empataram duas e perderam quatro), frente a Werder Bremen, Hertha Berlim e Hamburgo.
Águias nunca venceram em solo germânico e somam 11 derrotas nos 11 embates disputados
E se no derradeiro jogo na Alemanha registaram um empate a uma bola, com o Schalke 04, o último desaire dos azuis e brancos foi precisamente diante do adversário de amanhã do Benfica. Em 2017/18, o FC Porto perdeu por 3-2 em Leipzig, com golos de Aboubakar e Marcano.
A correr neste momento por fora, pois é último do grupo, com três pontos, o campeão nacional tem de vencer para manter as aspirações na prova, mas até o número de golos marcados na Alemanha pode ser fulcral para as contas finais. Isto porque, face à derrota por 2-1 na Luz, pode ser importante para o Benfica obter um resultado melhor do que aquele que o conjunto de Julian Nagelsmann alcançou em Lisboa (seja vencer por uma margem de dois golos seja com um resultado superior ao 2-1 do embate da primeira volta).
O Bayern Munique é o principal "cliente" do Benfica, tendo vencido os quatro jogos em que recebeu a equipa da Luz, com 15 golos marcados e três sofridos
Em caso de igualdade pontual no final da fase de grupos, o primeiro critério de desempate é o número de pontos nos jogos entre si, seguindo-se a diferença de golos e o maior número de tentos marcados nessas partidas. Recebendo o Zenit na última ronda, a 10 de dezembro, o Benfica depende também de Lyon e Zenit, sendo que, quando entrar em campo já saberá o resultado do outro jogo, que arranca às 17h55 em São Petersburgo.
Gedson é o único que sabe marcar mas saiu goleado em Munique
Dos 29 futebolistas do plantel de Bruno Lage, o único que já marcou em solo germânico na Champions pelas águias foi Gedson. Contudo, não teve razões para sorrir, pois o Benfica saiu esmagado da Alemanha, perdendo por 5-1 diante do Bayern Munique, a 27 de novembro de 2018, precisamente um ano antes do jogo de amanhã dos encarnados em... Leipzig.
Na sequência da goleada, Rui Vitória chegou a estar com pé e meio fora da Luz, mas Vieira voltou atrás na decisão, que explicou de forma pouco habitual: "Foi uma luz que me deu." Porém, no início de janeiro, Rui Vitória viria mesmo a sair, dando lugar a Bruno Lage.