O internacional turco é arma do técnico benfiquista para a visita a Guimarães, tendo decidido precisamente o confronto da primeira volta. Fulcral ainda nos triunfos com Rio Ave e Farense. Líder na Europa em jogos feitos em 2024/25, ganha de novo espaço nos planos de Bruno Lage
Corpo do artigo
Bruno Lage tem às suas ordens o rei dos jogos na Europa em 2024/25. Reforço dos encarnados para a presente temporada, Akturkoglu é, com 55 jogos, o futebolista com mais partidas disputadas no Velho Continente desde o arranque da temporada e até abril, à frente de Modric (Real Madrid) e Kasper Schmeichel (Celtic), ambos com 54. E apesar da sobrecarga competitiva, o internacional turco está a voltar à melhor forma, mexendo com os jogos e aparecendo até a decidir nas aproximações às balizas adversárias, seja a marcar ou a assistir.
Reconhecendo o bom momento do camisola 17, Bruno Lage deu-lhe a titularidade nos últimos três encontros mais complicados das águias, todos para o campeonato, ante Farense, FC Porto e Arouca, tendo optado por poupá-lo na goleada ao Tirsense na Taça de Portugal, entre a visita ao Dragão – jogo no qual fez a assistência para o 1-0 de Pavlidis – e a receção à equipa de Vasco Seabra. E deverá contar agora com a veia goleadora do ex-Galatasaray para atacar o triunfo na deslocação de sábado ao terreno do Vitória de Guimarães, adversário contra o qual Akturkoglu já foi feliz em 2024/25, pois foi precisamente o extremo a oferecer os três pontos no encontro disputado na primeira volta na Luz, marcando o 1-0 que valeu o triunfo.
Líder no ranking divulgado ontem pela Federação Internacional de Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPRO) – que contabiliza, segundo apurou O JOGO, a partida disputada a 2 de abril com o Farense, pois estava inicialmente agendada para 30 de março –, no qual está presente mais um jogador do Benfica, Pavlidis, com 53 partidas, e o português Diogo Dalot, do Manchester United, Akturkoglu foi absolutamente decisivo para o Benfica em três partidas. Além do golo no 1-0 ao V. Guimarães, fez o 3-2 em Vila do Conde, garantindo a vitória, e bisou no 3-2 ao Farense. Tanto com os minhotos como com os algarvios abriu o marcador, algo que tem sido habitual de águia ao peito. Akturkoglu tem sido um verdadeiro desbloqueador e fez já o primeiro golo da partida por seis ocasiões, três delas em plena Liga dos Campeões, ajudando a alcançar bons resultados – fez o 1-0 ainda no 2-1 com o Estrela Vermelha, no 4-0 ao Atlético de Madrid, no 5-0 ao Rio Ave e no 3-3 com o Mónaco. O camisola 17 teve ainda papel preponderante nos desafios com Santa Clara e Gil Vicente. Nos dois primeiros jogos de Bruno Lage no Estádio da Luz, na sua segunda passagem pelo clube, o Benfica começou a perder. Com os açorianos, Akturkoglu fez o empate e iniciou a reviravolta no triunfo por 4-1, enquanto frente aos de Barcelos foi ele a consumar a recuperação, fazendo o 2-1 numa partida que as águias viriam a ganhar por 5-1.
Contratado mesmo em cima do fecho do mercado de verão por 12 milhões de euros ao Galatasaray, emblema pelo qual fez ainda seis partidas, Akturkoglu disputou, dos 55 encontros em questão, oito pela seleção da Turquia e 41 pelo Benfica.