Só em prémios desportivos da UEFA, o vencedor da Liga dos Campeões deverá arrecadar entre 54 e 64 milhões de euros. Fora bilheteiras, publicidade, patrocínios e transmissões televisivas.
Corpo do artigo
O Benfica já ganhou 13,5 milhões de euros nesta edição da Liga dos Campeões.
A vitória por 2-0 sobre o Astana, esta terça-feira, rendeu ao clube 1,5 milhões de euros, verba que a UEFA atribui por cada vitória na fase de grupos da competição.
A este valor as águias somam os 12 milhões referentes ao prémio de participação na fase de grupos, igual para todas as equipas que conseguiram chegar a esta fase.
Cada empate na fase de grupos rende, esta época, 500 mil euros.
O apuramento para os oitavos de final dá direito a 5,5 milhões, para os quartos vale 6 milhões e para as meias 7 milhões. O vencedor recebe 15 milhões pela vitória e o finalista vencido ganha 10,5.
Ou seja, se o vencedor desta Liga dos Campeões concluir a prova só com vitórias, vai arrecadar por parte da UEFA um bolo de 63,5 milhões de euros. Se, por exemplo, calcularmos um vencedor final com três vitórias na fase de grupos e apenas uma vitória em cada eliminatória, então a quantia desce para uns igualmente atrativos 54,5 milhões.
Os clubes recebem ainda valores variáveis referentes a receitas de bilheteira e captação de publicidade e patrocínios, assim como a verba das transmissões televisivas, que, no total, corresponde a cerca de 1200 milhões de euros.