Águias de Angra de Heroísmo no caminho dos dragões. Há 48 anos que o Angrense não recebia a visita de um dos grandes do futebol português.
Corpo do artigo
Na IV eliminatória da Taça de Portugal, a disputar no dia 22 de novembro, o FC Porto desloca-se à Ilha Terceira (Açores) para defrontar o Angrense, emblema que integra a vasta lista de Casas, Delegações e Filiais do Benfica.
O clube açoriano apresenta-se como terceira delegação do clube da Luz e, inclusive, o seu emblema é uma réplica das águias de Lisboa, com apenas um diferença: a inscrição da sigla S.C.A na lista diagonal que também figura no símbolo da casa-mãe.
Fundado em dezembro de 1929, o Angrense comemorou 75 anos em 2004, organizando para o efeito uma festa que contou com três representantes do Benfica: Eusébio, Fernando Seara e Carlos Colaço estiveram nos Açores a participar.
Eusébio, aliás, fez parte da equipa do Benfica que em 1967 foi a Angra do Heroísmo bater a turma da casa por 6-1, num jogo de preparação que teve uma história curiosa: o Benfica devia ter defrontado o Angrense umas semanas antes para a Taça de Portugal, mas como tinha agendado compromissos internacionais para essa altura, chegou a um acordo com os açorianos. Estes desistiram da eliminatória, recebendo em troca a visita das águias lisboetas para esse encontro amigável. Seis mil espectadores e 200 mil escudos de receitas foi na altura o balanço.
"Devido a compromissos internacionais, o Benfica não estava em condições de apresentar a sua equipa principal na data em que deveria ser disputada a eliminatória. Em vez de efetuar o jogo, o Angrense aceitou a proposta dos benfiquistas para um jogo particular, a realizar mais tarde, com todos os jogadores da equipa que conquistou o título nacional dessa época", lê-se numa revista publicada pelo clube no seu 83º aniversário.
Antes disso, Angrense e Benfica tinham-se defrontado duas vezes, ambas em 1960, para a Taça de Portugal. Na primeira mão, em Angra, o Benfica venceu 2-0; na segunda mão, na Luz, o resultado foi de 10-0.
Desde essa década, nunca mais o Angrense recebeu nos Açores um dos grandes do futebol português. Até ao dia 21 de novembro...