Acarinhados pelos selecionadores e com De Jong à espreita: o momento de Samu e Deniz Gul

Samu pela seleção espanhola contra a Turquia, de Deniz Gul
Farioli "agradece" os incentivos que Luis de la Fuente e Vincenzo Montella dedicaram aos pontas-de-lança, com Luuk de Jong cada vez mais perto de completar o trio atacante do FC Porto
Corpo do artigo
Leia também Cristiano Ronaldo agradece a Trump: "Estou pronto para fazer a minha parte"
Samu e Deniz Gul foram adversários no Espanha-Turquia, sendo que o jogo, que terminou empatado 2-2, ficou marcado pelo primeiro golo do avançado turco pela seleção, na primeira vez em que teve a oportunidade de alinhar de início, à quinta internacionalização. No entanto, ambos os avançados do FC Porto receberam incentivos e palavras importantes por parte dos respetivos treinadores, com a particularidade de estarem em contextos semelhantes nas equipas nacionais: jovens em crescimento e projetos de futuro.
Vincenzo Montella, técnico da Turquia, vincou que Deniz Gul, 21 anos "mostrou que pode jogar neste nível", com elogios para a capacidade de trabalho e potencial do camisola 27 do FC Porto.
No mesmo auditório, em Sevilha, Luis de la Fuente, selecionador espanhol, foi questionado se Samu lhe pareceu "acelerado e angustiado por ainda não ter marcado".
O técnico, com muita experiência nas seleções jovens espanholas, desdramatizou e passou uma mensagem de tranquilidade. "É um jogador jovem, com uma energia natural fantástica. Sente-se muito empolgado e a 1000 rotações por jogar pela seleção de Espanha. À medida que acumular mais experiência e continuidade, o potencial futebolístico que demonstra todos os domingos no seu clube também se verá na seleção. Não temos pressa com ele. É um jogador em formação e de muito futuro. Tem de entender que a exigência da seleção é altíssima, mas está preparado para isso. Vai ser muito importante para o futuro do futebol espanhol", vincou Luis de La Fuente, que deixou o avançado de 21 anos de fora do primeiro jogo, na Geórgia, mas já lhe dedicara palavras de encorajamento esta temporada.
Assim, Deniz e Samu voltam a assumir as despesas do ataque do FC Porto, mas com o experiente Luuk de Jong cada vez mais perto da recuperação. O neerlandês está na fase final da recuperação à lesão no joelho esquerdo e o regresso à competição é iminente.
Quem agradece é Francesco Farioli, entre dois jovens artilheiros motivados pela confiança dos selecionadores e o primeiro Mundial das carreiras no horizonte, e outro ansioso por poder voltar a ajudar a equipa. No último jogo antes de lesionar-se, em setembro, De Jong foi decisivo no triunfo por 2-1 do FC Porto em Alvalade.

