Jogo da 17ª jornada da II Liga terminou com uma igualdade a um golo.
Corpo do artigo
Académico de Viseu e Chaves empataram 1-1, em jogo da 17ª jornada da II Liga de futebol, em que os flavienses jogaram toda a segunda parte reduzidos a 10 após a expulsão de Stéphane Dassé. Braga, aos 30 minutos, colocou os flavienses em vantagem, mas os anfitriões empataram a seis minutos do fim, por intermédio de Forbes.
A partida foi quezilenta, dentro e fora de campo. O árbitro do encontro, Sérgio Moreira, mostrou seis amarelos, expulsou dois jogadores do Chaves e ainda os treinadores das duas equipas, Ricardo Chéu e Vítor Oliveira, que se envolveram numa acesa troca de palavras na sequência do golo do Académico.
Muitos nervos de parte a parte, entre duas equipas que sabiam que este jogo era importante nas ambições de subida. O Chaves, se vencesse, deixaria o Académico a sete pontos, o que colocava alguma pressão sobre os comandados de Ricardo Chéu.
Uma primeira parte mais 'lutada' que bem jogada, com muitos lances viris a obrigarem o árbitro a agir disciplinarmente sobre os jogadores. O panorama mais 'quente' viria a culminar com a expulsão, por acumulação de amarelos, de Stephane Dassé, do Chaves, mesmo sobre o final da primeira parte.
Antes, aos 30 minutos, Braga marcou para os flavienses, ao aparecer sem marcação ao segundo poste e a bater Ricardo Janota.
Em vantagem no marcador, mas com menos um jogador, foi um Chaves mais defensivo na segunda parte, com o Académico de Viseu a aproveitar para criar alguns lances perigosos, acabando por chegar à igualdade aos 84 minutos, com Forbes a aproveitar um lance confuso na área para desviar para o fundo da baliza de António Filipe.
Ao golo seguiu-se uma enorme confusão entre elementos do banco das duas equipas, que terminou com a ordem de expulsão para os dois treinadores.
Antes do final, numa carga sobre Romeu Ribeiro, os jogadores do Académico de Viseu reclamaram penálti, mas o árbitro assinalou falta fora da área, mas ficaram muitas dúvidas a quem assistia ao jogo nas bancadas.
Fica o empate, com mais um ponto para cada equipa, que permite ao Desportivo de Chaves manter-se, à condição, no terceiro lugar e em zona de subida, com 28 pontos, enquanto o Académico de Viseu subiu, provisoriamente, ao oitavo lugar, com 24 pontos.
Jogo disputado no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.
Académico de Viseu - Chaves, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Braga, 30 minutos
1-1, Forbes, 84.
Equipas:
- Académico de Viseu: Janota, Tiago Costa, Bura, Mathaus, Kiko, Alex Porto, Clayton (Yuri, 55), Romeu Ribeiro, Carlos Eduardo (Bruno Carvalho, 80), Tiago Borges e Fonseca (Forbes, 63).
(Suplentes: Ruca, Grandíssimo, Forbes, Yuri, Bruno Carvalho, Lameirão, Capela).
Treinador: Ricardo Chéu.
- Chaves: António Filipe, Tiago Almeida, Fábio Santos, Stéphane Dassé, Miguel Ângelo, Braga (João Mário, 64), Assis, Patrão, João Reis (Siaka Bamba, 46), Luís Silva, Barry (Sandro Lima, 76).
(Suplentes: Paulo Ribeiro, Diogo Cunha, Ludovic, Siaka Bamba, Miguel Oliveira, João Mário, Sandro Lima).
Treinador: Victor Oliveira.
Árbitro: André Moreira (Leiria).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Tiago Almeida (09), Alex Porto (12), Stéphane Dassé (15 e 45), Assis (34), Mathaus (56) Tiago Borges (58) e Fábio Santos (61). Cartão vermelho para Stéphane Dassé (45), por acumulação, e Luís Silva (85)