Academia do FC Porto: Maia satisfeita, obra vai arrancar e O JOGO mostra-lhe a localização
Autarquia confirma que estão em marcha os estudos para a infraestrutura e fala em "prestígio internacional". O JOGO mostra-lhe a localização.
Corpo do artigo
Depois de, na Assembleia-Geral do FC Porto, ter sido anunciado o projeto para construir a academia do clube na cidade da Maia, a autarquia mostrou-se satisfeita pela parceria e confirmou que está em marcha a realização de um plano de pormenor, tal como fora descrito na reunião magna.
O autarca António Silva Tiago diz que "ainda é cedo para falar dos contornos", mas vê o plano alinhado com a visão para a cidade. Contrato com a empresa de Manuel Salgado foi assinado recentemente.
A localização exata dos terrenos não foi especificada, mas O JOGO sabe que se trata de uma área denominada Parque Millenium pela autarquia. Essa área, que mostramos com mais pormenor, fica junto à interceção da A3 com a A41, perto das portagens, conforme se percebe através de diversos documentos da autarquia. Ao longo dos últimos anos, planearam-se algumas ideias para essa área, como um parque tecnológico, mas nunca saiu do papel.
Contudo, outro documento também acessível a consulta pública, atesta um contrato celebrado a 9 de novembro entre a autarquia da Maia e a empresa do arquiteto Manuel Salgado para a "elaboração de um plano estratégico para o parque milenium", que O JOGO confirmou dizer respeito à Academia. De resto, também na AG se avançou que o projeto estava nas mãos do arquiteto responsável pelo Estádio do Dragão e do Pavilhão Dragão Arena.
15395632
Numa nota enviada na terça-feira às redações, a autarquia diz que o interesse do FC Porto em construir a academia na Maia "compagina-se com a visão estratégica do município" e que tem sido mantido um "diálogo institucional reciprocamente profícuo". "Acolher uma infraestrutura de alto rendimento e desenvolvimento desportivo será sempre objeto da nossa máxima atenção, tanto mais que, esta em concreto, é de dimensão e características pouco comuns e, não menos importante, tem como promotor uma instituição com o prestígio internacional do FC Porto", comentou António Silva Tiago, presidente da autarquia, com a certeza de que "é preciso avaliar todas as implicações de um projeto desta envergadura, pelo que, neste momento, importa referir que estão a decorrer estudos no âmbito de Master Plan, com todas as envolvências que isso pressupõe, pelo que, para já, ainda é cedo para falar dos contornos do projeto e da sua concretização".
Por outro lado, no que também foi explicado na AG, o FC Porto terá um parceiro para o investimento e perspetiva-se o pagamento de renda por 20 anos. No final desse prazo, a infraestrutura fica na posse do clube.
Projeto aponta à freguesia de Nogueira e Silva Escura
O Parque Millenium, assim denominado pela autarquia da Maia e cuja localização é atestada por diversos documentos, situa-se na freguesia de Nogueira e Silva Escura. Fica junto à interceção da A3 com a A41. Já teve outros planos nos últimos anos, mas tudo indica que terá a Academia do FC Porto como destino.
15399651