Filipe Froes, epidemiologista consultor da Liga para as questões relacionadas com a pandemia, falou à SportTV sobre o regresso do campeonato.
Corpo do artigo
Saliva nas luvas de guarda-redes e no relvado: "Se os problemas fossem só esse, os riscos de contacto com secreções fisiológicas teriam de ser abolidos. Eu espero que seja só esse o problema, da saliva nas luvas e na bola, estamos numa situação muito boa."
Contacto dos jogadores: "Tem de haver o contacto que sempre houve, senão não era futebol. Eu percebo que esta necessidade de comemorar, o maior aglomerado e partilha provavelmente é uma situação que não interfere com o jogo e os jogadores terão de ser um bocadinho mais comedidos, comemorarão com juros quando o covid-19 for superado."
Festejos e barreiras: "Vão estar juntos nos cantos e noutras situações do jogo, isso vai continuar a existir. Se a pessoa precisa de por saliva na luva? Não precisa. Fico contente com o golo? Preciso de ir beijar e abraçar um colega? Esperaria pelo fim da covid-19."
Público nas bancadas: "Eu direi que nesta fase não me parece que seja possível. Infelizmente, mas, provavelmente, é difícil controlar o número de pessoas, difícil evitar que comemorem em conjunto. Com algumas coisas às quais temos de adaptar-nos, teremos que esperar por outras alturas".