O camaronês foi dispensado da seleção dos Camarões, mas abdicou das férias e voltou ao Porto para recuperar. Compareceu diariamente no Olival, fez trabalho de ginásio, de relvado e até com bola
Corpo do artigo
Aboubakar vai regressar esta segunda-feira ao Olival para começar a preparar a nova temporada.
O avançado camaronês foi autorizado pelos responsáveis do FC Porto a chegar uma semana mais tarde, tendo em conta que gozou apenas alguns dias de férias.
Num sinal de grande profissionalismo, mas também de enorme vontade de estar às ordens de Sérgio Conceição o mais rapidamente possível, o avançado abdicou de grande parte das férias para recuperar da lesão muscular que sofreu no dia 22 de maio e que o impediu de marcar presença na final da Taça de Portugal, contra o Sporting, e na Taça de África das Nações.
Avançado abdicou de grande parte das férias para recuperar no Olival de lesão muscular e apresenta-se esta segunda-feira
Mal acabou a época, e enquanto os companheiros foram de férias, o avançado camaronês compareceu diariamente no Olival. Na companhia de vários elementos do departamento médico e da equipa técnica de Sérgio Conceição, Aboubakar trabalhou intensamente todos os dias. Com chuva ou sol, lá estava ele sempre com máscara de esforço, mas com muita vontade de recuperar da microrrotura na coxa esquerda que sofreu num treino. No início de junho rumou à Seleção dos Camarões, para tentar jogar a CAN, mas no dia 12 assumiu que não conseguiria e foi dispensado pelo treinador Clarence Seedorf. Abou podia ter ido nessa altura de férias, mas regressou de imediato ao Porto para dar sequência à recuperação.
Incansável, o atacante trabalhou no ginásio, mas também no relvado. Durante horas, correu à volta do relvado, fez mudanças de velocidade e de direção, fez os mais diversos exercícios físicos e trabalhou muito com bola. Fez passes e remates, dando uma resposta positiva. Depois, e porque também necessitava de um tempo de descanso físico e mental, lá partiu para uns dias de férias.
Hoje, de regresso ao trabalho, Aboubakar volta a estar à disposição de Sérgio Conceição. É natural que tenha de começar devagar, mas estará em pleno em breve. Para trás ficaram seis semanas de recuperação. Abou já tinha perdido grande parte da época por ter sofrido uma rotura total do ligamento cruzado anterior e ligamento lateral interno do joelho esquerdo no dia 29 de setembro, tendo depois cumprido um longo processo de recuperação. De volta aos convocados do FC Porto no dia 20 de abril, contra o Santa Clara, ficou no banco, regressando à competição a 4 de maio, frente ao Aves, entrando aos 80 minutos para ganhar ritmo e confiança. Depois de dar uma boa resposta física, voltou a jogar na última jornada do campeonato, no Dragão, diante do Sporting, naquele que bem poderia ter sido um bom teste para a final da Taça de Portugal. No entanto, sofreu uma lesão na coxa esquerda quatro dias depois e teve de iniciar o processo de recuperação que aqui detalhámos.
11085084
Luis Díaz e Osorio são os próximos
Além do regresso de Aboubakar, Sérgio Conceição vai contar em breve com mais dois jogadores, ambos sul-americanos. Contratado ao Junior Barranquilla, o extremo Luis Díaz tem a chegada ao Dragão prevista para amanhã ou quarta. O internacional colombiano chega mais tarde por ter disputado a a Copa América, o mesmo acontecendo a Osorio. O defesa-central venezuelano foi eliminado há uma semana e também regressa nos próximos dias, depois da boa época que realizou com a camisola do V. Guimarães, por empréstimo.