Avançado espanhol quer terminar a época em grande e acredita que tem condições para superar todos os números como profissional, em golos, assistências e número de jogos. Capitão da seleção espanhola de sub-21 pode terminar a temporada apenas em julho, depois de da realização do Campeonato da Europa da categoria, e com cerca de 60 jogos nas pernas.
Corpo do artigo
Abel Ruiz regressou a Braga moralizado pela presença na seleção de sub-21 da Espanha que defrontou a Suíça e a França, naquele que foi o último teste antes da participação na fase final do Campeonato da Europa da categoria. O avançado voltou a capitanear "La Rojita", num sinal de enorme confiança, mas também da importância que tem na seleção.
De volta a Braga, Abel Ruiz chega motivado para esta ponta final da temporada e já deixou bem claro a pessoas que lhe são próximas que aponta a todos os recordes da carreira. Aos 23 anos, o avançado cumpre a quarta temporada consecutiva ao serviço dos arsenalistas, depois de ter representado o Barcelona durante sete épocas.
Utilizado em todos os jogos do Braga em 2022/23, e já são 41 em todas as competições nacionais e internacionais, Abel Ruiz é o jogador mais utilizado por Artur Jorge. O selecionador espanhol também não prescinde dele, tendo-o utilizado em seis jogos na presente temporada. Ao todo, são já 47 jogos esta época, o que deixa antever que irá entrar de férias, em julho, com cerca de 60 jogos nas pernas.
O avançado tem ainda a particularidade de ter alinhado em todas as competições - campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga Europa e Conference League - e só nesta última não marcou qualquer golo.
No domingo, em Chaves, vai dar mais um passo para tentar bater um dos recordes da carreira. Jogando em Trás-os-Montes, chega aos 42 jogos em todas as competições e ficará a um de igualar o máximo que conseguiu até ao momento, alcançado na temporada passada.
Além de chegar a esta altura da época como o jogador mais utilizado pelo Braga, Abel Ruiz aposta no recorde de golos. Para já, soma oito, estando a três do máximo que atingiu, em 2020/21. O valenciano tem mais nove jogos para disputar no campeonato e, ainda, a possibilidade de marcar nas duas mãos das meias-finais da Taça de Portugal e, eventualmente, na final.
Em matéria de assistências, o máximo de seis alcançado em 2020/21 já foi igualado, sendo forte a possibilidade de ultrapassar largamente este número, conhecendo-se a faceta altruísta que tem demonstrado ao longo da passagem pelos arsenalistas.
Apesar do desgaste físico, Abel Ruiz está altamente motivado e empenhado em ajudar o Braga em conquistar um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e em conquistar a Taça de Portugal. O primeiro desses desafios é já amanhã, em Chaves. Não se trata de nenhuma vingança, depois da derrota (1-0) na primeira volta, até porque o relacionamento entre os dois clubes é excelente, mas o Braga quer retificar esse resultado e conquistar os três pontos para continuar na luta pelos primeiros lugares e manter o Sporting a uma distância confortável.
Cotação não pára de crescer
A cotação de Abel Ruiz tem subido nos últimos tempos e pode continuar a crescer nesta ponta final da temporada, seja pelo rendimento que apresentar no Braga ou na fase final do Campeonato da Europa de sub-21. Certo é que o avançado chegou ao Minho avaliado em cinco milhões de euros, em dezembro de 2020, segundo o transfermarkt, site especialista em avaliação do valor de mercado de jogadores, e atualmente a fasquia subiu para os oito milhões de euros. A última avaliação tem data do passado dia 2 de março, quatro meses depois de ter sido avaliado em sete milhões de euros.