Caso se torne inviável a continuidade de Jefferson, emprestado pelo Sporting, o Braga terá de decidir entre apostar na prata da casa e procurar uma nova opção no mercado. O verão será decisivo para Simão
Corpo do artigo
O corredor esquerdo da defesa do Braga deverá ganhar um novo intérprete na próxima temporada. Por vontade de Abel Ferreira, a posição continuaria a ser disputada por Jefferson e Sequeira, mas o primeiro está emprestado em condições especiais e a permanência no clube é um cenário difícil, tudo apontando para que seja devolvido para ser negociado pelo Sporting. O plantel às ordens de Abel Ferreira está em vias de abrir, por isso, uma frincha e o esquerdino Simão, da equipa B, poderá tirar partido dela, estando já decidida a sua integração os trabalhos da pré-temporada 2018/19, tal como o central Lucas, o médio Loum, o extremo Francisco Trincão e o avançado Luther Singh. Todos enchem as medidas do ex-treinador dos bês, promovido há menos de um ano no seguimento do despedimento de Jorge Simão, e frequentemente têm sido chamados aos treinos da equipa principal, sendo os repetentes deste grupo restrito o brasileiro Lucas e o sul-africano Luther Singh, requisitados no verão passado, a par do guarda-redes Tiago Pereira (Braga B), do lateral-direito Anthony D'Alberto (cedido ao Charleroi), dos médios Bruno Jordão (vendido à Lázio) e Joca (cedido ao Tondela), e do extremo Pedro Neto (vendido à Lázio). Deste lote, Pedro Neto era um sério candidato a ficar depois de ter sido estreado pela equipa principal na ponta final da última época, mas acabaria por partir, juntamente com Bruno Jordão, no âmbito de um negócio irrecusável, com encaixe garantido de 26 milhões de euros.
Abel Ferreira vai perder Jefferson, cedido pelo Sporting, na próxima temporada
Por não ter qualquer experiência no principal campeonato português, Simão corre o risco de passar rapidamente para segundo plano, mas é provável que tenha a possibilidade de se mostrar a Abel antes de a SAD pesquisar o mercado, em busca de um novo lateral-esquerdo. As características do jogador de 22 anos natural da Trofa são, aliás, tudo menos novidades para o treinador: só na primeira época (2015/16) ao serviço do Braga B, utilizou-o em 41 partidas, primeiro como extremo e depois a lateral, mantendo-se nessa posição até à presente época. Ligado aos minhotos até 2019, Simão será convidado a renovar contrato e, mesmo que não seja promovido em definitivo à primeira equipa, deverá ganhar rodagem num clube da I Liga, cumprindo um percurso semelhante ao do extremo Fábio Martins.