"A qualidade do FC Porto obriga a baixar as linhas", admite treinador do Celoricense
Técnico do Celoricense assume que irá "baixar linhas" frente ao FC Porto
Corpo do artigo
O treinador do Celoricense, Rafael Seixas, afirmou esta sexta-feira que a sua equipa terá de praticar um futebol mais defensivo, dada a valia do FC Porto, no encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal.
"Não vamos jogar da mesma forma como fazemos no campeonato. Não é o nosso objetivo estacionar o autocarro, da mesma forma que acredito que não seria o objetivo de Nacional, Arouca, Benfica ou Salzburgo. A qualidade do adversário obriga a baixar as linhas. Mas temos uma estratégia para o jogo, não tão pressionante, e vamos tentar ser competentes dentro do plano", analisou, em conferência de imprensa.
Segundo o técnico, o encontro com um dos grandes do futebol português representa uma experiência que jogadores e equipa técnica nunca haviam vivenciado, sendo, por isso, uma oportunidade para todos se mostrarem num contexto mais mediático.
"É sempre diferente, nós tentámos que a preparação seja igual ao que tem sido durante a época. Porém, sabemos o que isto envolve. Nós nunca tivemos tanta envolvência, a nível de redes sociais, comunicação social, mesmo dos adeptos. Isto torna tudo diferente, mas sei que não houve nenhum deslumbramento dos jogadores durante a semana"
Nas últimas duas temporadas, o clube conseguiu duas promoções nas distritais de Braga e ascendeu assim aos campeonatos nacionais. Em 2025/26, arrancou com nove pontos em cinco jornadas na Série A do Campeonato de Portugal e, na segunda ronda da prova-rainha, eliminou o Mafra, da Liga 3.
"Isto é uma montra para todos, jogadores, equipa técnica e clube, penso que é muito merecido. O clube está a ter um crescimento que ninguém esperava. No ano passado, poucos pensavam que o Celoricense subisse de divisão. Ninguém esperava que tivéssemos este arranque e que eliminássemos o Mafra. Vamos sonhar enquanto for possível", enalteceu Rafael Seixas, acerca do que diz ser o "jogo mais emotivo" em que alguma vez participou.
Diogo Alves, capitão de equipa, também participou na conferência de imprensa e assegurou que a equipa tem a "lição bem estudada" para fazer o jogo "mais correto possível".
"Defrontar o FC Porto deu-nos uma motivação extra. Mas foi uma semana de treino normal, com humildade, a trabalhar sempre no limite. É um momento especial para todos e tentaremos esquecer estes dias um pouco atípicos, porque não estamos habituados, e desfrutar do jogo", disse o médio.
Por sua vez, Sérgio Mota, tesoureiro do clube, em representação da direção, destacou o Estádio Cidade de Barcelos como o local ideal para receber o líder da I Liga, sublinhando também o impacto financeiro da partida.
"Este jogo vai colocar as contas do clube quase em ordem. Da parte do FC Porto, houve a disponibilidade de nos ceder a sua parte das receitas. Vai ser muito bom para o clube e espero que as contas desta época e do início da próxima fiquem resolvidas", concluiu.
O Celoricense, da Série A do Campeonato de Portugal, receberá o FC Porto no sábado, às 18:00, em partida que terá lugar no Estádio Cidade de Barcelos, com arbitragem a cargo de Carlos Macedo, da Associação de Futebol de Braga.