Francesco Farioli, treinador do FC Porto, fez este sábado a antevisão ao jogo com o Casa Pia, referente à terceira jornada da I Liga e agendado para as 18h00 de amanhã, no Estádio do Dragão
Corpo do artigo
Como adaptou a equipa para jogar com Luuk de Jong em vez de Samu? São jogadores diferentes, teve de preparar a equipa para as diferentes fases do ataque? "É uma pergunta muito boa. São dois avançados muito bons, com diferentes características. O Samu é mais de atacar o espaço, mais vertical. O Luuk é mais posicional, mais de ligar o jogo. Têm algumas diferenças, mas também algumas coisas em comum. De acordo com as características, há ligeiras diferenças que temos de ajustar na forma como jogamos. Sabemos o que o Luuk nos traz, mas não vou revelar tudo na conferência."
Há muito tempo que os adeptos não estavam ansiosos pelo próximo jogo. As expectativas estão altas, os adeptos gostam de ver a equipa jogar. Como é que lida com essas expectativas? Tenta neutralizar para que a equipa não deixe que isso "suba à cabeça" ou tenta usar como motivação? "É uma linha muito ténue. O entusiasmo é algo que temos de preencher, temos de "meter lenha na fogueira". Se pensarmos de onde vimos, as emoções na equipa... isso mudou. E mudou com o trabalho árduo dos jogadores, mas também com a fé e crença dos adeptos. Desde a minha chegada, senti as boas-vindas de forma fantástica. E um grande desejo de voltar a colocar o FC Porto onde merece. Amanhã vamos ter o estádio cheio outra vez, é uma notícia fantástica. Espero ter muitas mais conferências em que comente o facto de ter todos os bilhetes vendidos. Se os adeptos estão connosco é mais fácil fazer boas exibições, porque os jogadores sentem a paixão do Dragão. E se os jogadores estiverem a bom nível, isso ajuda a gerar um ambiente positivo no estádio e nos adeptos. É um casamento que tem de andar lado a lado. As expetativas são muito altas, a pressão tem de ser um privilégio quando jogas para ganhar todos os jogos. Isso requer muito, mas também dá muito. Cabe-nos a nós lidar com esse desafio com responsabilidade e profissionalismo."