Vítor Murta, presidente do Boavista, falou do momento da equipa e deixou uma garantia para o mercado de transferências
Corpo do artigo
Vítor Murta, presidente do Boavista, abordou o momento da equipa, a recente mudança de treinador e o mercado de inverno. O dirigente falou aos jornalistas à margem da sessão de abertura do Ciclo de Iniciativas do Futebol de Formação do Boavista.
Importância do futebol de formação: "Uma das nossas batalhas tem sido a formação. Temos uma série de miúdos numa fase de crescimento, eles têm que ser atirados às feras no momento certo, as carreiras deles também dependem disso."
Mercado de janeiro e crescimento da equipa: "Falámos com o Daniel e o nosso objetivo é manter o plantel, não pensamos em reforços. A equipa tem crescido e precisa de tempo, é preciso mudar o chip para um tipo de jogo completamente diferente. Com o Portimonense faltou-nos aquela ponta de sorte e com o Famalicão também fizemos um bom jogo, mas o Famalicão também tem uma grande equipa. É tudo um processo de crescimento, mas os atletas que fazem parte do plantel fazem-nos crescer num trajeto muito positivo. Não pensamos no mercado a menos que haja a saída de um jogador fundamental. Se sair um titular, substituímos por um jogador da mesma valência."
Arranque de Daniel Ramos: "O Daniel entrou bem, fizemos dois bons jogos e entendemos que num processo de transição nada é fácil. Não podemos exigir aos jogadores mais do que eles têm dado, é uma mudança de mentalidade e demora o seu tempo, mas vimos coisas positivas, bom futebol. Não podemos esquecer que para o Boavista também é muito importante a valorização dos nossos atletas. Não há nenhum clube que consiga transferir atletas se não praticar um futebol positivo e alegre."
Mudança de treinador: "O Lito era um excelente treinador, mas não estava a haver uma convergência de ideias entre o futebol praticado e o que a Direção entendia ser necessário para podermos fazer dinheiro mais tarde com os nossos atletas. O Lito fez um trabalho fantástico na época passada, mas entendíamos que era preciso uma mudança."
Resultados recentes: "Acredito que vamos atingir os nossos objetivos, estes resultados vão passar. Não estou preocupado porque as exibições têm sido boas, estaria sim se os resultados não aparecessem e as exibições não fossem boas. A jogarmos assim vamos ganhar mais vezes do que aquelas que vamos perder."
Marlon suspenso dois jogos: "Dois jogos de castigo ao Marlon é algo claramente excessivo. As decisões daquele jogo foram erradas, mas queremos pôr uma pedra sobre isso. Sentimo-nos lesados mas acreditamos que não voltará a acontecer o mesmo."
Elogios a Yusupha e Paulinho: "Chegando a bola mais vezes aos avançados, acreditamos que o Yusupha poderá ter mais espaço na equipa e que conseguiremos valorizá-lo. Ao Boavista não chegou nenhuma proposta por ele, muitas vezes é só diz que disse. Sabemos que é um jogador que nos pode render dinheiro no futuro, mas também precisa do seu tempo, esteve algum tempo parado por lesão. O futebol do Lito era positivo no sentido de conseguirmos pontos, mas não tão positivo no futebol praticado. Para os jogadores mais evoluídos tecnicamente havia dificuldades em impor o seu futebol. O Paulinho era um exemplo claro disso e o Yusupha poderá ser esse, quando jogar vai cumprir, é um jogador fabuloso, fora de série."