Mensagem de André Bernardo, administrador da SAD leonina.
Corpo do artigo
André Bernardo, administrador da SAD do Sporting, no editorial de mais uma edição do Jornal Sporting, que tem como tema a formação, compara a estratégia do Sporting com o xadrez, tendo por base o livro "A vida imita o Xadrez", de Garry Kasparov, ex-campeão mundial do jogo.
Na base de cada jogada, segundo Kasparov, está o equilíbrio entre três conceitos - material, tempo e qualidade -, tal como em qualquer estratégia.
Depois, André Bernardo dá vários exemplos de decisões tomadas desde o início da liderança de Frederico Varandas. A aposta na formação bem como as contratações de Sporar e Rúben Amorim, que são vistas como "possibilidade de ganhar tempo adquirindo material que consideramos aportar qualidade de forma mais imediata ou crítica no processo", são alguns deles.
12403571
Também a saída de Bas Dost é abordada:
"Todas as decisões envolvem um custo de oportunidade. Abdicar do melhor marcador da equipa, com salário anual de 6 M€, na fase final e decrescente da sua carreira é uma decisão táctica em nome de uma estratégia", pode ler-se.
Além dos outros fatores, a força psicológica surge também como um fator importante.
"Quem decide não pode andar a ziguezaguear ao sabor dos ventos da pressão. Qualquer estratégia começa com um objetivo futuro, que depois é trabalhado daí para trás. Hoje estamos muito mais perto do destino que definimos há dois anos atrás", conclui-se.