Campeonato português regressa esta quarta-feira com dois jogos.
Corpo do artigo
No dia 8 de março, era difícil imaginar que seria preciso esperar 87 dias para voltar a haver campeonato: Portimonense-Gil Vicente e Famalicão-FC Porto protagonizam esta quarta-feira o reinício de uma liga nova.
Afinal, nada está como dantes depois de o SARS-CoV-2 nos ter mandado a (quase) todos para casa, com arcos-íris na janela e a promessa de que ia ficar tudo bem, à medida que o normal passou a estranho e o inédito a usual.
Em 87 dias muitas voltas se deram a imensas dúvidas. O controlo da pandemia em Portugal abriu espaço à elaboração de um rigoroso protocolo sanitário, que só admitiu o retorno da I Liga, com festa para uns e revolta para outros. O mapa com o mínimo de estádios possível, como apontava a Direção-Geral da Saúde (DGS), acabou por apenas deixar Santa Clara e Belenenses em casa emprestada e de forma voluntária. E o desejo de ter alguns jogos em sinal aberto, a pensar nos 3,5 milhões de famílias sem SportTV ou BTV, não passou disso mesmo, assim como será impossível aquele impulso de celebrar um golo com um abraço ao desconhecido da cadeira ao lado no estádio. "Festejar com exuberância, mas à distância", apelou Graça Freitas, perante o plano dos Super Dragões se reunirem em pequenos grupos junto ao estádio do Famalicão. No fundo, é imitar os jogadores, cuja recomendação para evitar celebrações em grupo causa estranheza, já que estão 90 minutos a disputar um jogo de contacto, mas talvez sirva de exemplo para os demais. "Temos de garantir que o que foi conquistado não pode retroceder por um comportamento menos prudente", avisou a responsável da DGS.
12266208
Da liderança, que já parecia fechada em janeiro e sofreu uma reviravolta pouco antes da paragem, ao fundo da tabela, passando pela UEFA, tudo está por decidir. Os momentos de forma esfumaram-se, lesionados recuperaram e outros magoaram-se, e eleva-se a expectativa pela resposta física das equipas, enquanto as cinco substituições seguem em suspenso. Se a paragem ajudou ou atrapalhou alguém é o que vamos ficar a saber nos próximos 53 dias.
Programa da 25.ª jornada:
- Quarta-feira, 3 jun:
Portimonense - Gil Vicente, 19:00.
Famalicão - FC Porto, 21:15.
- Quinta-feira, 4 jun:
Marítimo - Vitória de Setúbal, 18:00.
Benfica - Tondela, 19:15.
Vitória de Guimarães - Sporting, 21:15.
- Sexta-feira, 5 jun:
Santa Clara - Braga, 19:00 (Cidade do Futebol, em Oeiras).
Aves - Belenenses, 21:15.
- Sábado, 6 jun:
Boavista - Moreirense, 21:15.
- Domingo, 7 jun:
Rio Ave - Paços de Ferreira, 21:00.