Faz esta quarta-feira um ano que o espanhol foi apresentado como treinador do FC Porto
Corpo do artigo
Faz hoje precisamente um ano que Julen Lopetegui foi apresentado como treinador do FC Porto. O técnico espanhol, de 48 anos, surgiu como aposta pessoal de Pinto da Costa, numa "demonstração de coesão e união para enfrentar o futuro", tal como o presidente dos dragões afirmou, então, em conferência de imprensa. "Quando o contactei, disse-lhe que era a minha primeira, a segunda e a terceira opção e não lhe dei margem para recusar", acrescentou Pinto da Costa.
Ao fim de um ano, Julen Lopetegui caminha para o jogo número 50 ao serviço dos dragões, já no próximo domingo, frente ao Gil Vicente. Ao longo do trajeto, o técnico espanhol, que tem no currículo de dois títulos europeus ao serviço das camadas jovens da seleção de Espanha, soma 34 vitórias, cinco derrotas e 10 empates. Dos cinco desaires, três foram em competições a eliminar: frente ao Sporting, na Taça de Portugal; com o Marítimo, na Taça da Liga, e com o Bayern Munique, na Liga dos Campeões.
O momento mais alto do ano ainda não tem um mês, quando conduziu os dragões a uma vitória por 3-1 sobre o Bayern Munique, em casa, nos quartos de final da Liga dos Campeões.
No percurso de Lopetegui no Estádio do Dragão, refira-se ainda o fulgor ofensivo: os azuis e brancos somam 108 golos na temporada, o que se traduz numa média de 2,2 golos por jogo.