Sérgio Conceição abordou a recuperação no campeonato, onde chegou a ter sete pontos de desvantagem para o Benfica.
Corpo do artigo
Sérgio Conceição abordou a recuperação no campeonato, que terminou com a conquista do 29.º título. Em declarações reproduzidas esta quinta-feira pelo Porto Canal e FC Porto TV, o treinador admite que muita gente deixou de acreditar.
"Foi fundamental aquilo que é a minha essência: ser genuíno, perceber que faltavam muitas jornadas para acabar o campeonato, mesmo sabendo que estávamos a passar por momentos muito difíceis e que a maior parte das pessoas, e falo mesmo de muitos adeptos, que deixaram de acreditar. Recebi mensagens nesse sentido, que roçaram o insulto, mas agora estou aqui, e posso dizê-lo, com muito orgulho de representar este clube e estas cores que me dizem tanto. No fundo, não fui mais do que tinha de ser, percebendo que a minha forma de estar e de pensar é exatamente a mesma de grandes homens que passaram por este clube e fizeram do FC Porto um clube ganhador, como é o caso o nosso presidente. A partir desse momento os jogadores entenderam que o líder, o timoneiro da equipa, acreditava verdadeiramente e não era bluff", afirmou.
"Se há uma coisa que os jogadores são hoje é muito perspicazes e muito inteligentes naquilo que é essa perceção de quem está à frente e a liderar a equipa, mas também da qualidade do trabalho. Hoje em dia estão muito mais dentro daquilo que é o jogo e daquilo que é o futebol do que antigamente. Antigamente havia outras coisas que eram fundamentais e importantes como essa tal mística que existia. Hoje, se calhar, um bocadinho menos, mas têm outras coisas importantes que são positivas e que são boas. Eles perceberam que o que eu estava a dizer era de uma forma verdadeira e que acreditava verdadeiramente que ainda podíamos lutar pelo campeonato, perante as adversidades e todas as dificuldades que estávamos a passar momentaneamente, mas isso faz parte daquilo que é o futebol. Não fui apenas eu, fui eu e mais alguns, porque nesta casa ninguém desiste, estamos todos muito focados no nosso trabalho. Obviamente passámos por momentos muito difíceis, como foi aquele período de janeiro, quando perdemos um jogo importante em casa, com o Braga, e depois perdemos a final da Taça da Liga, mas fomos à luta e estamos na luta, porque ganhámos o campeonato e estamos na final da Taça de Portugal", recordou, revelando o que disse na roda após a vitória (2-0) no clássico.
"Disse aos jogadores na roda no final do jogo [contra o Sporting], e devo confidenciar isso, para desfrutarem hoje [ontem], porque nas próximas horas e nos próximos dias vamos começar a preparar a final da Taça de Portugal", contou.
EM ATUALIZAÇÃO