Durante a inauguração da exposição "Campeões Europeus made in Sporting", o presidente destacou os feitos e conquistas do passado, bem como os vários atletas que marcaram a história do desporto nacional e internacional.
Corpo do artigo
Bruno de Carvalho voltou a tecer este domingo rasgados elogios a Jorge Jesus, por ocasião da inauguração da exposição "Campeões Europeus made in Sporting", no Palácio Foz, em Lisboa.
Num discurso em que enalteceu os feitos e conquistas do passado, "com os mais de 110 títulos europeus e mais de 20 mil títulos nacionais e internacionais alcançados e que fazem parte do acervo do Sporting e do acervo de Portugal", sublinhou o presidente, Bruno de Carvalho lembrou a "época extraordinária" vivida em 2015/2016. "Só treinadores altamente qualificados sabem tirar o melhor do que os atletas têm para dar e conseguem alcançar a glória que todos ambicionamos. E o futebol profissional é um bom exemplo disso. Foi fruto da época extraordinária que tivemos, sob a batuta de Jorge Jesus, que os nossos 'Aurélios made in Sporting' chegaram à Seleção Nacional e que se afirmaram como pilares fundamentais para a conquista do Campeonato da Europa", defendeu, lembrando ainda terem sido dos "14 atletas que entraram em campo na final de Paris, dez formados no Sporting". "E são formados como homens e como atletas. E isso é um facto absolutamente indiscutível e sem sombra de dúvida ímpar e singular no desporto nacional", acrescentou.
Depois de destacar a vitória inédita no Campeonato da Europa, "com quatro jogadores do Sporting e 10 formados no clube, entre eles o três vezes Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo", o presidente dos leões recordou o título também europeu em hóquei em patins, "após um longo jejum, com a presença de Ângelo Girão, seguramente o melhor guarda-redes da atualidade", a "memória gloriosa da equipa de sonho que foi o pilar da Seleção Nacional nas décadas de 70 e 80 e as duas medalhas de ouro nos Campeonatos da Europa de atletismo, através de Sara Moreira, na meia_maratona, e Patrícia Mamona, no triplo salto", entre outros feitos como no triatlo, "pódios individuais e coletivos em modalidades tão distintas como a natação, o karaté e os trampolins".
Uma vez inaugurada a exposição e homenageadas os feitos e consquistas ao longo dos 110 anos de história do clube, Bruno de Carvalho defendeu ser relevante estabelecer um compromisso para o futuro. "Nunca baixar os braços, nunca nos rendermos perante as dificuldades, nunca nos deixarmos entorpecer pelas pedras que nos põe no nosso caminho e acreditem que são cada vez mais as dificuldades que enfrentamos fruto do nosso sucesso", finalizou.