Decisão final: Nacional e Farense sobem à I Liga, Cova da Piedade e Casa Pia descem
Decisão final saída da reunião desta terça-feira da Direção da Liga.
Corpo do artigo
Nacional e Farense vão mesmo subir à I Liga e disputar o principal escalão do futebol nacional na época 2020/21. A decisão saiu da reunião da Direção da Liga, realizada esta terça-feira, que ditou também a despromoção de Cova da Piedade e Casa Pia - penúltimo e último classificados à data da paragem -ao Campeonato de Portugal.
De recordar que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já tinha anunciado as promoções de Vizela e Arouca à II Liga, depois de dar por concluído o Campeonato de Portugal.
Em comunicado, a Liga confirmou a decisão: "Em consequência, e após a indicação por parte da FPF, a 2 de maio, dos dois clubes do Campeonato de Portugal que integrarão a II Liga, na época 2020-21, e tendo como referência a classificação que se verificava à data de suspensão dos Campeonatos, 12 de março de 2020, a Direção da Liga Portugal fixou o seguinte: a promoção à I Liga, das Sociedades Desportivas Clube Desportivo Nacional Futebol, SAD e Sporting Clube Farense - Algarve Futebol, SAD; a despromoção ao Campeonato de Portugal das Sociedades Desportivas Clube Desportivo da Cova da Piedade - Futebol SAD e Casa Pia Atlético Clube - Futebol SDUQ, Lda".
Na reunião desta terça-feira, marcaram presença, através de videoconferência, todos os elementos que compõem o elenco diretivo da Liga: representantes de Benfica, FC Porto, Sporting, Tondela, Gil Vicente, Leixões, Mafra, Cova da Piedade e FPF.
Na segunda-feira, o Cova da Piedade tinha-se manifestado contra a despromoção, através de comunicado, alegando que a Direção da Liga, por si só, não tinha autoridade para decretar subidas e descidas de escalão.