Vitória empresta Rafa Soares: o destino do lateral e os moldes do negócio

Vitória empresta Rafa Soares: o destino do lateral e os moldes do negócio
Vítor Rodrigues/Tomaz Andrade

Tópicos

Lateral-esquerdo vai dar seguimento à carreira na Liga espanhola.

Rafa Soares vai prosseguir a carreira no Eibar, de Espanha, por empréstimo do Vitória. A SAD do clube vimaranense já acertou com o emblema espanhol os pormenores da transferência e o jogador viajou ainda na quarta-feira para o País Basco.

O empréstimo é válido por uma época e meia, isto é, até junho de 2021, e o Eibar fica com opção de compra do passe no fim deste período por uma verba a rondar os três milhões de euros (o contrato do jogador com o Vitória vai até 2022). A operação só depende agora da realização dos habituais exames médicos, rotinas para cumprir durante o dia de hoje.

A saída de Rafa Soares é um tanto inesperada, dado que o plantel vitoriano passa a ter um defesa-esquerdo, ou seja, Florent. Pouco utilizado por Ivo Vieira nos últimos meses, ainda que tenha sido titular no jogo com o Rio Ave, o defesa-esquerdo de 24 anos reagiu com muito agrado ao interesse do Eibar e fez força para o negócio ir para a frente. Apesar de o Eibar estar a lutar esta época pela permanência (15.º lugar, seis pontos acima da linha de descida), a possibilidade de jogar no principal campeonato de Espanha seduziu imediatamente Rafa. O esquerdino vai ter a segunda experiência no estrangeiro, isto depois de ter estado no Fulham, de Inglaterra, e vai contar com o apoio de Paulo Oliveira, defesa-central que passou pelo Vitória e que está no clube basco há três épocas.