Defesa-central deixa o Vitória de Guimarães para rumar ao Bayer Leverkusen.
Corpo do artigo
Edmond Tapsoba foi vendido ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 18 milhões de euros, uma operação concluída durante o dia de quinta-feira após intensas negociações entre as partes.
11766098
O defesa-central vai agora realizar os exames médicos e então poderá assinar o contrato, que será válido por cinco épocas e meia, ou seja, até junho de 2025. O negócio entre o Vitória e o Bayer Leverkusen contempla também dois aspetos muito importantes; em função de objetivos, isto é, número de jogos, títulos e qualificações europeias, a SAD poderá receber mais dois milhões de euros, isto para além de conservar 10 por cento do passe do internacional burquinês. O defesa viajou na quinta-feira à noite para a Alemanha.
O processo da transferência de Tapsoba não foi nada fácil. Primeiro porque o Vitória tentou adiar o negócio para o fim da época, o que esbarrou na intransigência do Leverkusen, que foi o clube que mais força fez para ficar com o jogador, até por ter em Guimarães um alto quadro da sua administração. Leicester, de Inglaterra, foi o outro emblema que também tentou a contratação, seguindo-se depois o Wolverhampton. Nos dois últimos dias, Tapsoba não realizou qualquer treino por decisão própria, embora tenha estado nas instalações do clube. Ontem de manhã, por exemplo, o central tomou o pequeno-almoço com todo o plantel, mas depois não seguiu para o relvado, situação que gerou, naturalmente, alguma confusão e que mereceu a intervenção, entre outros, de Ivo Vieira.
Como é do conhecimento público, o Vitória não tinha a totalidade do passe do jogador, pelo que, do montante pago pelo Leverkusen, irá receber 12,6 milhões de euros, respeitantes a 70 por cento dos direitos económicos. Quanto a Tapsoba, de 20 anos, vai dar um passo de gigante na carreira, juntando-se ao quinto classificado da Bundesliga e com pretensões para lutar pelo título. E em fevereiro (jogos a 20 e 27) vai defrontar o... FC Porto na Liga Europa.