Fabián Balbuena: o percurso e curiosidades de "El General"

Fabián Balbuena: o percurso e curiosidades de "El General"
Bruno Fernandes/Rafael Toucedo/Rui Miguel Gomes

Tópicos

Central do Corinthians deve chegar a Alvalade a troco de sete milhões de euros para colmatar a saída de Coates.

Fabián Balbuena, defesa-central internacional paraguaio de 26 anos, conforme O JOGO avançou, está a ser negociado pela SAD liderada por Bruno de Carvalho. De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, em cima da mesa das negociações com os brasileiros do Corinthians está uma proposta na ordem dos sete milhões de euros.

O elenco diretivo dos leões olha para o experiente capitão do Timão como um nome categorizado para assumir um posto de titular na formação verde e branca, isto prevendo já a saída de Coates. Conhecido como "El General", Balbuena tem sido um dos indiscutíveis no sector mais recuado do campeão brasileiro, que representa desde fevereiro de 2016, quando se transferiu dos paraguaios do Libertad para o emblema paulista a troco de 1,5 milhões de euros. Se no Paraguai já era referência - depois de passagens pelo Cerro Franco, Rubio Ñú, Nacional e, finalmente, Libertad -, no Brasil manteve a bitola, sempre primando pela força física, fruto do seus 1,88 m, capacidade posicional e de liderança, assumindo-se rapidamente como uma referência na equipa, pela qual leva 130 jogos e onze golos.

Balbuena estava em final de contrato, que expirava em dezembro próximo, porém os responsáveis do Corinthians e os seus representantes acordaram e firmaram a renovação do mesmo até dezembro de 2021, mas com a condição de se transferir para o futebol europeu, caso surgisse uma proposta que se enquadrasse financeiramente nos desejos dos dirigentes paulistas. Tal acontece, de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, estando a mesma a ser debatida pelo Sporting e o Corinthians. Aliás, Balbuena esteve igualmente encaminhado para os espanhóis do Celta de Vigo, mas, até ver, o acordo de verbas não foi alcançado, surgindo o Sporting na dianteira para assegurar um reforço que já representou a seleção paraguaia em quatro ocasiões. Caso se concretize a transferência de Balbuena para o Sporting, os dirigentes leoninos asseguram a quarta aquisição para a próxima temporada, sendo que já anunciaram a contratação do central Marcelo (ex-Rio Ave), o lateral-direito Bruno Gaspar (ex-Fiorentina) e Raphinha (ex-Vitória de Guimarães). Por contratar, porém, ainda está o técnico, depois da saída de Jorge Jesus.