António Conceição garante que o portista está bem fisicamente e deve dar-lhe minutos já esta tarde no jogo contra Cabo Verde, de Zé Luís. Aboubakar é uma referência mas tem de "refazer o passado"
Corpo do artigo
Aboubakar está de regresso à seleção dos Camarões, que neste momento defronta Cabo Verde, de Zé Luís, e António Conceição, o treinador português que recentemente assumiu a liderança do comando técnico da seleção africana, garantiu que o avançado está em condições de jogar. Aliás, considera-o uma referência da seleção, mas que também terá de trabalhar para merecer a presença na CAN.
"Vamos ter mais soluções e a primeira opção é dar mais qualidade ao processo ofensivo. Vincent Aboubakar é uma referência aqui nos Camarões por tudo o que fez no passado. Está bem fisicamente, está em condições de representar a seleção, daí ter sido convocado", começou por explicar o técnico na conferência de Imprensa de antevisão do encontro de apuramento para a próxima edição da Taça de África das Nações.
11508633
António Conceição deverá dar minutos ao avançado do FC Porto neste primeiro jogo, mas também no segundo, contra o Ruanda (dia 17).
"Como já disse anteriormente, os fundamentos destes encontros de preparação [os Camarões vão organizar a próxima CAN e, como tal, estão automaticamente apurados] são simplesmente observar esses jogadores. O Vincent foi chamado de novo para perceber se, no futuro, também será capaz de mostrar que pode refazer o passado e, especialmente, mostrar que pode fazer parte dessa aventura para o CAN", explicou o selecionador dos africanos.
Aboubakar, recorde-se, não era chamado à seleção há mais de um ano e meio, em grande parte devido à grave lesão que sofreu no início da época passada. Pelos Camarões, o avançado soma 20 golos em 60 internacionalizações. Agora vai ter uma oportunidade de mostrar a António Conceição que está realmente em condições de jogar.
11504493
No FC Porto, isso não tem acontecido: Sérgio Conceição utilizou-o apenas em dois jogos (Krasnodar e Coimbrões), num total de escassos 18 minutos. Pelo meio fez um jogo completo pelos bês - o primeiro em mais de um ano - num empate (1-1) com o Varzim em que terminou sem fazer qualquer remate.