"Fábio Silva é um dos nossos meninos e vai ser o 9 do FC Porto nascido no clube"
ENTREVISTA (Parte 3) - Fernando Gomes elogia o enorme potencial do promissor avançado, mas também a sua confiança, quando prometeu os recordes que já começou a bater.
Corpo do artigo
Há dois anos, no momento em que Fábio Silva voltou ao FC Porto, depois de duas épocas nos escalões de formação do Benfica, Fernando Gomes recebeu o avançado no Estádio do Dragão. Era o reencontro do menino-prodígio com o ídolo que não chegou a ver jogar no relvado, mas do qual tinha grandes referências.
12260022
O que espera de Fábio Silva?
-O Fábio Silva é um dos nossos meninos e tem uma cultura à FC Porto.
Pode ser a grande referência do ataque do FC Porto nos próximos anos?
-Acredito que sim. Tem potencial para ser desenvolvido e com a capacidade do Sérgio Conceição, acreditamos que vai ser o nosso número 9 nascido no clube.
Que conselhos lhe deu há dois anos, quando o recebeu?
-Os jovens de hoje sabem bem o que querem, muito mais do que acontecia na minha altura. Têm noção do que são e têm uma enorme ambição. Se calhar, a grande diferença é a ambição, porque no meu tempo as fronteiras estavam fechadas. O jogador português saía pouco para o mundo, hoje não. A cada minuto o nome deles sai na Imprensa desportiva mundial e o talento deles está a ser visto e revisto.
"Fábio disse-me que iria tentar bater todos os recordes e a verdade é que alguns já conseguiu"
E ao contrário, o que lhe disse Fábio Silva nesse momento?
-O que ele me disse foi que iria tentar bater todos os recortes e a verdade é que alguns já conseguiu. Ele está a ter uma projeção muito forte e muito rápida. Ainda é muito jovem, está numa idade em que é preciso ter muito cuidado, e todos nós temos de ter muito cuidado com ele, o que está a acontecer, desde logo pelo Sérgio Conceição, pela sua equipa técnica, pela estrutura do clube e pelo presidente Pinto da Costa. Roma e Pavia não se fizeram num dia. É preciso dar algum tempo para um jogador ficar mais consistente.
Fábio Silva nunca o viu jogar, mas vê em si um ídolo. O que significa isso para si?
-Fico orgulhoso. Sei que já passou muito tempo desde que joguei futebol, e nenhum destes jovens me viu jogar, mas ficou o legado e fico satisfeito se um ou outro jogador virem na minha carreira uma força motivadora para triunfar no futebol.