Artur Jorge antes do Braga-Sporting: "Sou extremamente exigente, muito detalhista"
Treinador do Braga aponta as diferenças para a época em que orientou a equipa nas últimas cinco jornadas e ficou em terceiro lugar. "Na minha primeira passagem foi uma cadeira que me foi dada e esta foi uma cadeira conquistada."
Corpo do artigo
Artur Jorge está no Braga desde a década de 80, quando começou por jogar nos sub-15, e tem naturalmente uma paixão enorme pelo clube. O treinador que vai assumir o comando da formação principal depois de ter orientado a equipa B na época passada sublinhou, numa entrevista concedida à Sport TV, que consegue separar-se, "emocionalmente", da relação adepto/treinador.
"Nesta altura, o meu papel é apenas e só o de treinador. Tenho um sentimento muito especial pelas conquistas, pela exigência que ponho no meu dia a dia porque sei que não posso falhar. Procuro em cada um dos meus dias ser melhor e neste momento sou só o treinador e vibro com os sucessos que vamos conquistando."
Longa ligação ao clube
"Tenho uma paixão enorme pelo clube, um sentimento que estou em casa, como adepto e como atleta como sub-12 e não mais saí. Sinto-me extremamente feliz por competir com a camisola do Braga para tentar fazer sempre história e ajudar o clube no seu crescimento que tem sido enorme desde então."
Preparado para o estigma dos santos em casa não fazem milagres.
"Não venho condicionado por isso. Venho com alegria, com paixão, com a mesma satisfação e espírito com que sempre representei este clube para poder fazer um ótimo trabalho. Acredito nas minhas valências e competências, sinto que estou cá porque conquistei este lugar e nesta altura o meu foco é apenas no sentido de ajudar para continuar a fazer desta equipa uma equipa ganhadora."
Quais as competências de Artur Jorge como treinador?
"Aquilo que é o meu trabalho que foi feito, consegui fazer internamente sempre muito bons trabalhos, tive oportunidade de trabalhar em vários escalões, onde consegui bons resultados, as minhas valências não têm só a ver com o meu passado enquanto atleta profissional, mas acima de tudo a minha dedicação, o meu trabalho, o que estudei e o que me preparei para poder hoje ser um treinador competente, capaz e preparado para ajudar ao mais alto nível."
Qualidade do grupo
"Sou extremamente exigente, muito detalhista, muito preocupado com o bem estar dos atletas e quando temos um grupo de trabalho com qualidade ajuda-nos a estarmos mais próximos do sucesso."
15069542
Orientou o Braga nos últimos cinco jogos de 2019/20, conseguindo o último pódio na última década.
"A diferença que sinto é que na minha primeira passagem foi uma cadeira que me foi dada e esta foi uma cadeira conquistada. Neste momento, tenho a obrigação e a preocupação de construir um grupo de trabalho para podermos atacar uma época que se procura que seja de sucesso. Não deixo de registar a minha primeira passagem na parte final do campeonato onde tivemos recuperar uma posição e uma série de pontos para um adversário direto [Sporting] e é um pódio que me enche de orgulho, ainda que tenha sido um dos que contribuí para isso, mas fui o último e aquele que fica registado como o que conseguiu a marca que nos obriga a trabalhar em busca dela novamente. Fui o último treinador a conseguir um terceiro lugar. Tenho como meta lutar diariamente por esse objetivo. Essa é a minha fasquia, ambiciono voltar a sentir a sensação de estar no pódio."
Objetivos
"Queremos continuar a ser uma equipa ganhadora, este tem sido um clube ganhador, tem conseguido uma firmação no topo do futebol nacional, claro que podemos olhar para a materialização da conquista de um troféu como uma época mais produtiva e mais afortunada. Seria importante para nós se conseguíssemos essa materialização, até porque nos últimos três anos conseguimos dois troféus, apenas no ano passado não foi possível, mas vamos em busca da possibilidade de conquistar um desses troféus e procurar continuar a nossa afirmação e a nossa aproximação se possível a lugares cimeiros para podermos continuar a ter o Braga no topo e estarmos honrados com o desenvolvimento do nosso trabalho."
15068965