Os 9,5 milhões de euros de prémio que o acesso aos "oitavos" daria apenas serão recuperados com a chegada à final da Liga Europa.
Corpo do artigo
Afastado dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica procura agora garantir o acesso à Liga Europa, para o qual está obrigado a vencer ao Zenit, ana terça-feira, no Estádio da Luz - e por 2-0 ou por mais de três golos de diferença para não depender do resultado do Lyon-Leipzig.
11595283
E se já encaixou 47,65 milhões de euros na edição de 2019/20 da liga milionária, o clube da Luz viu cair por terra a possibilidade de ganhar mais 9,5 milhões, pelo acesso aos "oitavos" da prova. Assim, e para compensar o momento que deixou escapar, a formação comandada por Bruno Lage terá de pedalar muito: além de obrigada a assegurar a presença na Liga Europa, terá de... chegar à final.
Fase decisiva da segunda prova da UEFA dá 4,5 milhões, depois dos 2,4 pelas "meias", 1,1 pelos quartos de final e 500 mil euros pela presença nos "oitavos". Para isso é preciso superar já o Zenit
Caso entre na segunda prova organizada pela UEFA, o Benfica irá começar pelos 16 avos de final, podendo então ganhar 500 mil euros pela qualificação para os "oitavos", 1,1 milhões pelos quartos de final, 2,4 pela presença nas "meias" e mais 4,5 pelo acesso à partida decisiva. Tudo contabilizado são 9,5 M€ - o vencedor da Liga Europa terá direito a mais quatro milhões -, precisamente o valor que as equipas que superarem a fase de grupos da Liga dos Campeões vão receber.
Com direito a 42,95 milhões de euros pela décima presença consecutiva na Champions - reforçados com mais 1,1 milhões face à eliminação do FC Porto ainda na terceira pré-eliminatória, diante do Krasnodar -, o clube da Luz somou entretanto mais 3,6 milhões à receita de 2019/20, na sequência do triunfo sobre o Lyon (por 2-1 em casa) e do empate com o Leipzig, que renderam 2,7 e 0,9 milhões, respetivamente. Assim, e mesmo com o fim anunciado na Liga dos Campeões, o campeão nacional procura agora, em termos de receita, superar os 50 milhões, uma vez que a vitória a fechar a participação na fase de grupos poderá levar o encaixe na presente temporada para os 50,35 milhões de euros.
Triunfo permite a maior receita de sempre
Caso os pupilos comandados por Bruno Lage consigam despedir-se da Liga dos Campeões com o triunfo, o Benfica, apesar da desilusão pelo afastamento da prova milionária, irá garantir o maior encaixe de sempre na Champions. Com 47,65 milhões de euros ganhos até ao momento, o clube da Luz pode chegar aos 50,35 e bater assim os números da última temporada, na qual recebeu 49230 - muito longe ainda assim dos 78440 alcançados pelo FC Porto, que em 2018/19 chegou aos "quartos" da prova -, muito devido à elevada subida que a UEFA aplicou aos prémios monetários nas suas provas. Em sentido contrário, o valor mais baixo ganho pelas águias registou-se em 2010/11, quando tiveram direito apenas a 12340M€.